Revista Lusófona de Educação n.º 09 (2007)

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    A greve académica de 1907 : suas repercussões políticas e educacionais
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Gonçalves, Maria Neves L.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo procura revisitar a greve académica de 1907 e integrá-la num cenário de declínio da Monarquia Constitucional e numa conjuntura promissora da nova ordem republicana. Num primeiro momento, aborda-se a origem, o desenvolvimento e as consequências desta rebelião estudantil, enfocando uma multiplicidade de olhares, coevos, de publicistas, escritores e políticos e dando igualmente voz a alguns estudantes que vivenciaram esses acontecimentos. Num segundo momento, procede-se à abordagem das intervenções parlamentares que esta questão académica despoletou na Câmara dos Deputados, com destaque para os discursos eloquentes de António José de Almeida, um dos grandes tribunos republicanos do seu tempo.
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    Aprendendo o perigo e a ser um de nós : integração profissional na indústria de refinação
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Granjo, Paulo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Partindo da observação participante da laboração na refinaria de Sines, este artigo expõe a forma como os trabalhadores aprendem e apropriam o perigo laboral, através de um processo auto-organizado de “participação periférica legítima”, e discute as capacidades e potencialidades que os conhecimentos e as noções nele reproduzidos apresentam para a gestão do perigo tecnológico – no contexto estudado e num âmbito mais geral. O equacionamento desta questão torna-se legítimo e necessário pelo facto de o processo de aprendizagem e integração profissional que foi observado ter efeitos directos sobre a percepção da ameaça (reproduzindo uma visão não probabilística do perigo conducente a atitudes baseadas no “princípio da precaução”), na limitação dos perigos decorrentes da tecnologia manipulada e na neutralização de factores sociais que os potenciam.
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    Investigação-acção e construção da cidadania
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Marques, Joaquim; Sarmento, Teresa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos – pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum.
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    Políticas públicas de educação ao sul do continente sul-americano: um estudo de caso no município de Porto Alegre, Brasil
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Moraes, Salete Campos de; Vitória, Maria Inês Côrte; Côrtes, Helena Sporleder; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Apresenta-se uma investigação sobre as políticas educacionais implementadas por três gestões (1993 – 2004) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Brasil. A análise indica que as políticas educacionais implementadas podem ser percebidas como espaços possíveis de empoderamento dos novos atores sociais. Indica, ainda, que ao valorizar a diversidade de saberes e dar voz e vez às diferentes subjetividades sociais, constitui-se numa iniciativa que, se é ímpar – por servir àquela específica realidade – é também plural, por apontar novas possibilidades de ação política a serem perseguidas. Os resultados da pesquisa demonstram ser possível, mesmo em tempos de globalização, a construção de políticas públicas educacionais emancipatórias.
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    O Movimento da Escola Moderna – Um percurso cooperativo na construção da profissão docente e no desenvolvimento da pedagogia escolar Pedro Francisco Gonzaléz, 2002, Porto: Porto Editora, 239.
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Esteves, Luísa de Oliveira Fernandes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Educação, globalização e educação a distância
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Guimarães, Jane Mary de Medeiros; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo procura refletir sobre as Políticas Educacionais adotadas no Brasil no que se refere às ações e aos programas na área de Educação a Distância e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação neste campo. Depois, aborda o processo de globalização e as novas demandas por informação e conhecimento, bem como as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação favorecem. O artigo discute, ainda, o uso pedagógico da Internet, que proporciona mudanças significativas na educação, sobretudo pela velocidade da produção do conhecimento, o que exige do professor uma constante atualização.
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    “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Robertson, Susan L.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente artigo pretende apresentar o caminho através do qual o neoliberalismo transformou o modo como pensamos e o que fazemos como professores e aprendentes. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que a mobilização das ideias neoliberais implicadas na reorganização das sociedades e dos sectores educativos é um projecto de classe norteado por três objectivos: (i) a redistribuição da riqueza pelas elites dirigentes através de novas formas de governação; ii) a transformação dos sistemas educativos de modo a que a produção de trabalhadores para a economia seja o seu mandato primeiro; iii) o colapso da educação como monopólio do sector público, permitindo a abertura do investimento estratégico às empresas lucrativas. A realização destes objectivos exige a ruptura dos interesses institucionalizados dos professores, dos sindicatos dos professores e dos sectores da sociedade civil que defendem a educação como um bem público. Contudo, este projecto apresenta-se de forma altamente desigual, em grande parte, por causa da resistência considerável dos professores e dos seus sindicatos.
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    L’invention des sciences modernes Isabelle Stengers (1995), Paris: Flammarion
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Duarte, José Bernardino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Construir uma argamassa contra-hegemónica : reflexões sobre educação desenvolvimento
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Lucio-Villegas Ramos, Emilio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Pretendemos, com este artigo, reflectir sobre educação e desenvolvimento. Para tal, é nossa intenção rever diversos conceitos, dando especial relevo à interculturalidade. Terminaremos com uma referência aos trabalhos de Freire e Gramsci.
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    Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Lopes, Maria Cristina Lima Paniago; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.
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    Pedagogia da Humanidade : por uma epistemologia feminina freriana
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Rodrigues, Verone Lane; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo trata da construção do conhecimento sob uma perspectiva feminina a partir de uma formulação pedagógica inspirada nas idéias de Paulo Freire. A teoria freiriana relida sob o prisma da Teoria da Civilização do Oprimido considera as mulheres oprimidas como enunciadoras da ciência e da epistemologia e não apenas alvo de suas enunciações.
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    A construção da escola democrática : uma reflexão com base em Jacques Delors et al., Licínio Lima e Jaume Carbonell Sebarroja
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Cabral, Arlinda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Recensão temática das obras: J. Delors, Educação - um tesouro a descobrir Licínio Lima, Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública Carbonell Sebarroja, A aventura de inovar. A mudança na escola.