Percorrer por autor "Almeida, Leandro S."
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Item Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal : uma análise comparativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Fleith, Denise de Souza; Almeida, Leandro S.; Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Miranda, Lúcia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo compara o percurso da educação do sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso descreve-se a trajectória histórica, a legislação e a terminologia adoptada, os programas e serviços de atendimento ao sobredotado, a formação dos profissionais e a produção científica brasileira e portuguesa na área. As análises efectuadas indicam uma maior consistência da legislação e das medidas educativas no Brasil em atenção aos alunos sobredotados, havendo uma maior consistência histórica e um maior reconhecimento social desta área. O desenvolvimento da área no Brasil assenta em três pilares: estruturas governativas da educação, associações e instituições de ensino superior, sendo que em Portugal o contributo por parte das entidades governativas ao desenvolvimento da área é inexistente. Face à proximidade linguística e cultural, e ao significativo intercâmbio académico entre os dois países, apontam-se algumas iniciativas para os próximos anos em prol do desenvolvimento da educação do aluno sobredotado. Essa aposta passa pela realização de estudos e publicações conjuntas ou pelo intercâmbio de estudantes e profissionais interessados na área.Item Employability of higher education graduates: reflections and pedagogical implications(Edições Universitárias Lusófonas, 2021-07) Monteiro, Sílvia; Almeida, Leandro S.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs mudanças, ocorridas no ensino superior e no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos, remetem para a necessidade de uma reflexão aprofundada acerca dos paradigmas educativos que hoje prevalecem e da sua adequação face às exigências sociais que hoje se colocam. A este respeito, um dos tópicos que ganha particular relevância relaciona-se com as taxas de emprego dos graduados, e que representa um critério atual utilizado para avaliar a qualidade das instituições e cursos de ensino superior. Pretende-se com este artigo apresentar uma reflexão em torno do conhecimento atual sobre o tema da empregabilidade, integrando diferentes trabalhos e linhas empíricas desenvolvidas ao longo dos últimos anos, organizada em quatro premissas: (i) o risco da “priorização avulsa” das competências técnicas; (ii) as competências de gestão de carreira como catalisadoras da empregabilidade; (iii) os graduados e o potencial transformador das organizações; (iv) a implausibilidade de modelos únicos na promoção da empregabilidade. Para concluir, argumenta-se que a educação dos futuros licenciados não se deve limitar a uma visão de curto prazo. As práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem devem promover a construção contínua de conhecimentos e competências, experiência prática e estágios em organizações com diferentes estruturas, dentro da comunidade.Item Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades : proposta de avaliação dos produtos criativos(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Antunes, Ana Pereira; Almeida, Leandro S.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoProgressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade.Item Satisfação escolar e bem-estar psicológico em adolescentes portugueses(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Fernandes, Helder Miguel; Raposo, José Vasconcelos; Bertelli, Rosângela; Almeida, Leandro S.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEstudos anteriores têm demonstrado a importância da satisfação com o contexto escolar nos níveis de saúde e bem-estar subjectivo dos adolescentes. Como tal, o presente estudo pretende ampliar esta evidência empírica através da análise do efeito de variáveis sociodemográficas (género, idade, local de residência, estatuto socioeconómico e relação com os pais) nos níveis de satisfação escolar e o contributo desta dimensão para a explicação do bemestar psicológico dos alunos, de acordo com o modelo de Ryff (1989a, 1989b). A amostra foi constituída por 698 adolescentes (381 raparigas e 317 rapazes)com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M=15.02, DP=1.83). Os principais resultados demonstraram não existirem diferenças significativas de satisfação com a escola entre género, local de residência (rural vs urbano) e níveis de estatuto socioeconómico. Por outro lado, observou-se que a satisfação escolar diminui ao longo da idade e associa-se positivamente com melhores relações entre pais e filhos. Verificou-se, ainda, que a satisfação com a escola se correlaciona positivamente com todas as dimensões do bem-estar psicológico e exerce um efeito positivo moderado nos níveis de bem-estar global, mesmo após o controlo da influência das variáveis sociodemográficas.