Percorrer por autor "Almeida, Luis Miguel Pires"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Literacia em avaliação de professores desenvolvimento e aplicação do questionário de aferição da literacia em avaliação (QALA)(2021) Almeida, Luis Miguel Pires; Ramalho, Glória, orient.A avaliação das aprendizagens é uma das mais importantes responsabilidades dos professores, assim como uma das tarefas nas quais os professores despendem mais tempo (Mertler, 2003; Ramesal, 2011). Desta forma, as capacidades em avaliação são uma ferramenta fundamental que todo o professor deve dominar. Ao conjunto de capacidades em avaliação dá-se o nome de literacia em avaliação. O conceito de literacia em avaliação foi primeiramente apresentado por Stiggins (1991) como o conhecimento profundo das questões de avaliação. Do mesmo modo, em 1995, o mesmo autor refere que um educador/professor com literacia em avaliação sabe o que avaliar, a razão de avaliar, como avaliar, quais os possíveis problemas relacionados com a avaliação e como prevenir que esses problemas surjam no processo de ensino e aprendizagem. Para além disso, tem um conhecimento profundo dos efeitos negativos de uma má avaliação. Desta forma, a ausência de capacidades em avaliação, por parte do professor, é um fator que pode pôr em causa tanto a avaliação dos alunos como todo o processo de ensino e aprendizagem. A presente investigação assentou em dois objetivos principais. Em primeiro lugar, pretendeu-se analisar as perceções que os professores, em exercício, tinham dos seus conhecimentos e capacidades em avaliação. Em segundo lugar, procurou-se aferir a literacia em avaliação desses mesmos professores. Destes dois objetivos principais derivaram uma série de objetivos específicos que possibilitaram uma análise mais aprofundada da problemática em investigação. Para tal, foi criado um questionário desenvolvido para o efeito e ao qual designámos de QALA – Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação. O QALA foi aplicado a um conjunto de 253 professores do ensino básico e secundário a lecionar na Zona Pedagógica de Lisboa e Península de Setúbal. A análise dos dados seguiu uma abordagem quantitativa do tipo survey. Procedeu-se, em primeiro lugar, a uma avaliação das propriedades psicométricas do QALA com recurso ao modelo Rasch. Posteriormente, foi realizada uma análise descritiva e inferencial, de forma a responder aos objetivos gerais e específicos propostos para a presente investigação. Os resultados alcançados pela aplicação do modelo Rasch, parecem evidenciar boas qualidades psicométricas das 3 partes do QALA. Ficou também evidente que, embora os professores tenham valores positivos em relação às perceções sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação (Parte 2), nos quatro domínios considerados, os resultados obtidos nas Partes 3 e 4 parecem demonstrar níveis inadequados de literacia em avaliação, o que pode ter implicações negativas em todo o processo de ensino e aprendizagem.