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Percorrer por autor "Antunes, Ana Pereira"

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    Alumnado con altas capacidades intelectuales en la Comunidad Autónoma de Canarias: Un importante reto educativo en la actualidad
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022-10-15) Antunes, Ana Pereira; Dorta, María J. ; Borges, África
    Os alunos com Altas Capacidades Intelectuais (ALCAIN) necessitam de uma resposta educativa adequada e específica para desenvolverem o seu potencial. Em Espanha e na Comunidade Autónoma das Canárias existem normativas estatais e regionais que estabelecem um protocolo para a deteção e identificação desses alunos. O objetivo deste estudo é conhecer o estado atual da identificação dos alunos ALCAIN e o seu rendimento académico. Analisaram-se dados referentes a 8172 alunos ALCAIN nas ilhas Canárias (Ensino Primário=4191, Ensino Secundário Obrigatório=3046 e Ensino Secundário não Obrigatório - Bacharelato=935), durante 5 anos letivos (de 2015-16 a 2019-20), fornecidos pela Direção Geral de Ordenamento, Inovação e Qualidade, da Secretaria da Educação, Universidades, Cultura e Desportos do Governo das Canárias. Os dados revelam que a identificação é muito baixa (cerca de 1%), as raparigas são menos identificadas do que os rapazes e o desempenho académico é, em geral, alto. Conclui-se que grande parte dos alunos ALCAIN permanece sem identificar e, portanto, sem receber a resposta educativa necessária. Identificar e atender adequadamente os alunos ALCAIN é um importante desafio para a Educação nas Ilhas.
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    Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação) : impacto percebido em alunos de mestrado
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Antunes, Ana Pereira; Araújo, Sara Barros; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O ensino de investigação qualitativa associa-se ao estudo dos processos pedagógicos mais adequados à aquisição de competências de investigação. Assim, pretende-se contribuir para o (re)conhecimento da importância da investigação qualitativa e da sua lecionação, através da análise do impacto percebido pelos alunos da frequência de uma unidade curricular de métodos de investigação. Participaram 10 alunos na primeira fase do estudo e 11 alunos na segunda fase, que frequentavam um curso de 2.º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020. A recolha de dados foi feita através de narrativa, tendo sido alvo de análise de conteúdo por duas codificadoras, numa lógica dedutiva e indutiva. O ensino de investigação qualitativa teve impacto nos alunos, destacando-se a evolução e aprofundamento ao nível da caracterização da metodologia qualitativa e da sua importância, bem como o desenvolvimento de competências investigativas e de possibilidade de transferência da aprendizagem. Os alunos reconheceram ainda a pertinência da unidade curricular ao nível do mestrado em questão, sugerindo a iniciação à mesma mais cedo no percurso académico. O estudo contribui para o reconhecimento da lecionação de investigação qualitativa, com possíveis implicações na revisão dos planos de estudo do primeiro ciclo em Psicologia.
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    Formação académica em metodologia qualitativa : prática pedagógica em Psicologia da Educação
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2017) Antunes, Ana Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O desenvolvimento das competências de investigação constitui uma preocupação na formação académica de futuros psicólogos. Associada a essa preocupação aparece ainda a discussão sobre a opção metodológica mais adequada à investigação: a metodologia quantitativa, a metodologia qualitativa ou mista. Com este estudo pretende-se, de uma forma mais específica, refletir e discutir sobre a adequação e eficácia do ensino de metodologia qualitativa, através da apresentação de uma Unidade Curricular de Métodos de Investigação. Participaram 12 alunos (10 mulheres e 2 homens), com uma média de idade de 25,4 anos, que frequentavam a disciplina Métodos de Investigação II, integrada no 1º ano do plano curricular de um curso de 2º ciclo em Psicologia da Educação, numa universidade portuguesa. Os dados foram recolhidos através de uma narrativa individual sobre o funcionamento da disciplina em estudo e foram analisados com recurso a análise de conteúdo, em função de 2 tópicos. Em relação ao tópico de análise sobre a Dinâmica das Aulas registaram-se categorias como: Clima de aula e motivação, Estratégias pedagógicas e Papel do Professor; e, em relação ao tópico Abordagem Qualitativa registaram-se categorias como: Esclarecimento e conhecimento, Rigor e validade, Experienciação e Ética. Os resultados traduzem, na generalidade, satisfação com a dinâmica das aulas bem como a aquisição de conhecimento e de competências de investigação qualitativa, revelando adequação e eficácia no ensino de investigação qualitativa. Tecem-se algumas considerações e apresentam-se linhas orientadores para trabalhos futuros.
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    Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades : proposta de avaliação dos produtos criativos
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2015) Antunes, Ana Pereira; Almeida, Leandro S.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Progressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade.
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