Percorrer por autor "Ardila, Luis"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Uso de Redes Asociativas Pathfinder para el análisis de redes cognitivas de alumnos: el caso del Sistema Métrico Decimal(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Roldán, Isabel; Ardila, Luis; González, Ricardo; Torres Carvalho, José Luís; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Sistema Métrico Decimal (SMD) é um tema de considerável importância no ensino da matemática e na sua aplicação ao resto das Ciências. Neste artigo, o SMD é abordado tendo como objetivo principal o estudo das Redes Cognitivas na aprendizagem do SMD em estudantes do primeiro ano de Ensino Secundário Obrigatório do sistema educativo espanhol (1º ESO). Tendo por base a Teoria dos Conceitos Nucleares (TCN) e utilizando uma abordagem mista (quantitativa-qualitativa), as estruturas cognitivas dos alunos relacionadas com os conceitos fundamentais do SMD, foram representadas graficamente e analisadas através da técnica de Redes Associativas Pathfinder. (RAP) O objetivo principal deste estudo procurou averiguar, a partir de alterações nas estruturas cognitivas dos estudantes e da estabilidade dessas estruturas, como se produz a aprendizagem. Em geral, é possível concluir que as redes cognitivas dos alunos de 1º ESO relacionadas com o SMD apresentam uma estrutura menos complexa do que a estrutura do professor e, por sua vez, do que a estrutura da Rede Conceitual Básica (RCB). Também é apropriado dizer que as redes cognitivas dos alunos é muito diferente da rede de professores e da RCB.