Percorrer por autor "Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O director de turma: perfil e múltiplas valências em análise(2011) Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Director de Turma – Perfil e Múltiplas Valências em Análise é um trabalho de investigação que visa abordar a Direcção de Turma, no âmbito da supervisão intermédia da Escola. Nesta investigação, o principal objectivo é estudar quais as concepções que os Alunos e os Directores de Turma possuem, relativamente ao perfil e às funções de um Director de Turma, bem como analisar as competências que os Directores de Escola privilegiam num docente para exercer o cargo de Director de Turma. A metodologia a aplicar é do tipo descritivo. Os sujeitos são constituídos por 198 alunos do 9º ano de escolaridade do Ensino Básico, pertencentes a seis escolas do Distrito de Setúbal, perfazendo nove turmas, respectivos Directores de Turma e três Directores de Escolas Públicas. Para ter acesso às opiniões dos alunos, Directores de Turma e Directores de Escola recorremos à elaboração de questionários e a uma escala de atitudes, bem como a entrevistas semi – estruturadas. Neste enquadramento, pretende-se saber se, apesar de existir um suporte legislativo que concede ao Director de Turma responsabilidades específicas no domínio da coordenação, existe inconsistência entre esta atribuição de poderes e a respectiva operacionalização, bem como conhecer o perfil desejado de um Director de Turma.Item O diretor de turma : perfil e competências(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira; Sousa, Óscar Conceição de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta investigação visa estudar as conceções que os Alunos e os Diretores de Turma possuem relativamente ao perfil e às funções do Diretor de Turma, bem como analisar as competências que os Diretores de Escola privilegiam num docente para exercer o cargo de Diretor de Turma. Pretende-se saber se, apesar de existir um suporte legislativo que concede a este professor responsabilidades específicas no domínio da coordenação, há inconsistência entre esta atribuição de poderes e a respetiva operacionalização, assim como conhecer o perfil desejado para um Diretor de Turma. As principais inferências deste estudo reforçam a ideia de que, apesar de haver professores que não se encontram aptos para o exercício desta função, os Diretores de Turma são vistos como pessoas importantes na Escola. Porém, os alunos e os próprios Diretores de Turma não reconhecem, na prática, a autoridade destes docentes relativamente aos demais professores da turma. Quanto ao perfil desejado para um Diretor de Turma, são assinaladas, como as mais importantes, as características do foro psicológico. Das competências privilegiadas pelos Diretores de Escola, destacam-se a disponibilidade, a capacidade de diálogo e de liderança, a experiência, o fácil relacionamento, a tolerância e a dedicação por parte destes docentes.Item Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma : um vetor de mudança no puzzle da organização escolar(2018) Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Esta investigação tem como objetivo procurar alternativas ao atual modelo organizativo das escolas públicas, quanto à coordenação e orientação educativa, que facilite a organização e a gestão da instituição Escola. É pertinente refletir sobre os docentes responsáveis pela dinâmica do grupo de alunos da turma, sobre o sistema organizacional no qual o exercício do cargo de diretor de turma se insere e estudar um novo desenho organizacional de escola que permita a este docente atuar de forma assumida no processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos. A metodologia a aplicar integra-se numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo e interpretativo. Assim, procedeu-se à seleção de oito escolas privadas, selecionadas de acordo com o seu bom posicionamento no ranking de escolas a nível nacional, para construirmos um modelo alternativo de gestão. Recolheram-se as opiniões de vinte e dois diretores de escolas/agrupamento de escolas públicas e de vinte e dois diretores de turma sobre o modelo atual de gestão e o modelo alternativo. Para ter acesso às informações dos diretores das escolas privadas foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e para recolher as opiniões dos inquiridos das escolas públicas foram elaborados questionários. Neste enquadramento, pretendeu-se saber qual o paradigma organizacional escolar que, na opinião dos inquiridos, faculta o aumento da taxa de sucesso educativo dos alunos e o sucesso da instituição.