Percorrer por autor "Bomfim, Joina Alves"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O uso da gramática no ensino de língua portuguesa : contribuições para a construção do texto dissertativo-argumentativo(Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2020) Bomfim, Joina Alves; Duarte, José Bernardino, orient.Esta tese tem como tema O Uso da Gramática no Ensino de Língua Portuguesa: contribuições para a construção do texto dissertativo-argumentativo. O objetivo é investigar como o uso da gramática pode contribuir para a formação das competências comunicativa e discursiva, com foco na produção do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que, não obstante os avanços teóricos, os alunos saem da Educação Básica com baixa proficiência em Língua Portuguesa e não apresentam as competências básicas para adentrar a Universidade, conforme os resultados demonstrados no Enem. O estudo também visa demonstrar a lógica que permeia as avaliações estandardizadas e apresentar os baixos desempenhos obtidos pelos alunos da rede pública, à medida que avançam na educação básica, o que vem comprovar que é necessário avançar na construção do currículo e nas metodologias de ensino de Língua Portuguesa, mui especialmente quanto ao uso da gramática. A investigação é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso, realizado em duas escolas de Ensino Médio da rede estadual, tendo como sujeitos quatro professoras e dez alunos do 3º ano desse nível de ensino, dos quais cinco com maior desempenho e cinco com menor desempenho. Na análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Jean-Michel Adam, uma vez que o corpus da investigação foi constituído das entrevistas das professoras e dos alunos, das quais extraímos as representações discursivas. Também foram analisados textos produzidos pelos alunos. Com base nestas análises, construímos um modelo de contra-argumentação e propusemos um esquema argumentativo para a produção do texto dissertativo-argumentativo.