Percorrer por autor "Borges, Andressa Leoni Leandro da Silva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Feminismo e a educação : um estudo de caso à luz do ensino religioso feminino das filhas da caridade(2022) Borges, Andressa Leoni Leandro da Silva; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.No Brasil, a Igreja Católica, como instituição, segmentou o padrão da mulher através da disciplina e a manutenção da ordem e dos ―bons costumes‖, pelo meio das inúmeras escolas básicas femininas espalhadas pelo país. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é analisar a influência das normas religiosas que moldam os comportamentos das mulheres numa instituição de ensino religioso feminino das Filhas da Caridade no Estado do Maranhão. Em termos metodológicos, a nossa pesquisa configura um estudo de caso de natureza qualitativa, alicerçado em fontes e instrumentos de recolha de dados, qualitativos e quantitativos, sujeitos a análise categorial e estatística. Recorremos ainda a fontes escritas, a partir de uma leitura interpretativa da evolução do Regimento Interno de 2018 e ainda em vigor na instituição. A análise comparativa das perceções dos sujeitos foi realizada, cruzando as opiniões dos 349 alunos com as 10 ex-alunas e os relatos pessoais das professoras, com o intuito de contribuir para o aprofundamento da realidade contextualizada. Concluímos que os alunos continuam, sistematicamente, a revelar uma visão muito conservadora, evidenciando opiniões divergentes relativamente às próprias leis vigentes no país, que primam pela igualdade de direitos entre cidadãos e cidadãs. E esse conservadorismo surge em pequenos traços do quotidiano no ambiente escolar, nas brincadeiras e no formato que configura a distinção dos alunos. Contudo, e impulsionado pelos normativos legais, na área da Educação, gradualmente os valores democráticos de equidade de género começam a predominar na instituição, cumprindo um desígnio educativo social e igualitário.