Percorrer por autor "Borges, Pedro Miguel de Almeida Cardoso"
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Item Relatório de estágio na equipa de futebol de sub-23 - Académica/OAF - 2020/2021(2021) Borges, Pedro Miguel de Almeida Cardoso; Proença, Jorge, orient.O presente relatório, surge no âmbito do estágio realizado, para a obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, na equipa de futebol de Sub 23 da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol. Este foca-se em duas vertentes, o Treino e a Observação/Análise do Jogo. Em relação à vertente do Treino, procurou-se descrever o planeamento, monitorização, operacionalização, avaliação, reflexão e estudo de todo o processo de Treino. Nesta vertente do Treino, destaca-se que os métodos específicos de preparação foram os mais utilizados para operacionalizar e potenciar o modelo de jogo (58%), seguido dos métodos específicos de preparação geral (25%) e, por último, os métodos de preparação geral (17%). Comparando os períodos pré-competitivo e competitivo, aconteceu o mesmo em termos de percentagem de utilização, embora com valores diferentes. No que se refere à Observação/Análise de Jogo, procurou-se abordar a História, evolução e a importância que esta área representa para uma equipa de futebol. Em seguida, surge a criação do Modelo de Observação e Análise utilizado, onde é explicado, de forma pormenorizada, todo o processo desenvolvido ao longo da época desportiva e de que forma é que este mesmo modelo contribuiu para o sucesso quantitativo e qualitativo. Por fim, foi aplicado um questionário a vários treinadores principais, treinadoresadjuntos e Analistas de equipas profissionais com o objetivo de perceber qual a importância que estes atribuem à Observação e Análise de jogo no Alto Rendimento. De acordo com a análise realizada aos resultados obtidos, através da aplicação de um questionário, conclui-se que é fundamental a existência de um gabinete de observação e análise; os inquiridos atribuíram muita importância à análise realizada à própria equipa (em treino e em jogo) e ao adversário; os treinadores preferem a informação através de vídeo