Percorrer por autor "Branco, Sandra Cristina Nunes"
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Item O diário gráfico como instrumento didático : estudo sobre a relevância do uso e utilidade do diário gráfico como instrumento de trabalho no âmbito do ensino-aprendizagem das artes visuais(2018) Branco, Sandra Cristina Nunes; Vasconcelos, Maria Constança, orient.O presente estudo da prática de Ensino Supervisionada consiste em validar a importância da utilidade do Diário Gráfico nas práticas do ensino-aprendizagem no Desenho e na realização de projetos em Oficina de Artes, descrevendo as atividades desenvolvidas na escola, com uma turma do 12º ano, com a orientação do professor das respetivas disciplinas, reunindo a fundamentação teórica de suporte a esta investigação-ação, aplicada no contexto da prática letiva. Numa primeira fase existiu a preocupação de se realizar uma sensibilização sobre o Diário Gráfico, que foi extendida à comunidade escolar, com os alunos das turmas de artes, do Secundário, com turmas do 3º Ciclo, de EV e de Biologia e Geologia, e as turmas dos cursos profissionais, com demonstração de seus potenciais enquanto ferramenta exploratória, com exemplos de experiências que promovem o desenvolvimento da observação do pensamento criativo, crítico e reflexivo nas artes visuais. Numa segunda fase foi feita a implementação, na prática letiva, usando diversas estratégias de aplicação do diário Gráfico em diferentes situações e contextos, para desenvolver diferentes destrezas, como o domínio do gesto, a observação e o pensamento criativo. Com este estudo pretende-se aferir até que ponto, observar, registar, refletir e desenvolver a criatividade de modo sistemático sobre o que nos rodeia através do diário gráfico, é essencial para a formação dos alunos. É uma procura na identificação de aspetos e de contextos integradores da utilidade, uso e aplicabilidade do Diário Gráfico como ferramenta de trabalho e objeto de aprendizagem. O Diário Gráfico é um instrumento de trabalho, que integra o programa curricular do ensino das artes visuais, com base num interesse exploratório pelo desenho e pode ser utilizado como uma estratégia para incutir o hábito de observar e de desenhar, assim como o de refletir. Na conclusão apresenta-se o resultado das questões exploratórias e dos objetivos que se retiram da implementação de estratégias de motivação, identificando as dificuldades e recompensas, para deste modo se compreender a utilidade do diário Gráfico inserido em estratégias de ensino/aprendizagem no desenvolvimento do gesto, da observação, memória, imaginação e inovação do sentido critico e da prática reflexiva.