Percorrer por autor "Carteiro, Raquel Diogo"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A importância do manifesto e da performance como expressão artística no ensino das artes visuais(2023) Carteiro, Raquel Diogo; Pimenta, Carlos Manuel, orient.No sentido de trazer à prática do ensino das artes visuais cada vez mais o apelo urgente do pensamento livre e democrático, procuro questionar a importância do exercício da performance e do manifesto como expressão artística. Reconhecendo que o estudo da arte tem um papel preponderante no entendimento da complexidade da existência humana, dos aspetos sociais, políticos e económicos das sociedades, esta dissertação pretende analisar os efeitos que o estudo e a prática do exercício do manifesto e da performance podem ter na capacidade reflexiva, crítica e disruptiva dos alunos. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto com uma turma do 12º ano do curso profissional de artes, na Escola Secundária de Carcavelos, intitulado O Meu Manifesto. Seguindo as premissas da educação pela arte, fazendo uso de uma metodologia baseada na investigaçãoação, nas ideias do educador Fernando Hernández e na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, esta experiência didática permitiu no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes dar aos alunos a possibilidade de explorarem assuntos do seu interesse, permitindo articular o currículo da disciplina com os temas que marcam a atualidade. O objetivo foi permitir aos alunos uma visão esclarecida sobre a importância da reflexão crítica como ação disruptiva, algo que, tanto antes como agora, potencia a transformação de paradigmas. Os manifestos resultantes desta experiência evidenciam a necessidade que os alunos têm de projetos que lhes permitam ter um maior entendimento do papel interventivo da arte no mundo, não só como forma de desenvolverem as suas capacidades de reflexão crítica e de ação, mas também como ferramenta essencial na construção dos seus discursos artísticos. Palavras Chave: Manifesto / Performance / Reflexão Crítica / Ensino da Arte