Percorrer por autor "Carvalho, Ana Dandara da Silveira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Sentimentos e representações da sexualidade em professores dos anos finais do ensino fundamental(2016) Carvalho, Ana Dandara da Silveira; Pedro, Isaura Graça, orient.Os estudos da sexualidade envolvem o conhecimento sobre o crescimento global do indivíduo. A maioria dos pais ainda consideram constrangedor conversar sobre sexo com os jovens. Cabe aos professores a grande responsabilidade de abordar o tema na escola, pois diversas questões ligadas à sexualidade, parecem ser ainda um tabu. Assim, colocamos como objetivos: Identificar os sentimentos e as Representações de sexualidade, em professores dos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Simões-PI; conhecer os recursos adotados pelos professores para trabalharem a temática da sexualidade, bem como suas propostas para lidarem com o tema, em sala de aula. Do ponto de vista metodológico, optámos por um estudo descritivo, quali-quantitativo, realizado em Simões, estado do Piauí com 79 professores dos anos finais do Ensino Fundamental de oito escolas. Os dados foram coletados em novembro de 2014, através de questionário. A amostra contou com professores do sexo masculino e feminino, com idades variando entre 19 a 63 anos de idade. Na sua maioria com escolaridade superior completa, com mais de 10 anos de docência. As representações sociais dos professores, demonstraram sentimentos positivos e negativos, abordaram a necessidade de mais recursos para trabalharem a temática sexualidade, como também deixou explicito a curiosidade e a timidez dos alunos quando discutem sobre sexualidade. Em conclusão, a pesquisa nos possibilitou perceber que, se tornou necessária a orientação, não apenas dos alunos, mas dos pais e dos professores, evidenciando-se a importância do preparo para lidarem adequadamente com tais questões no cotidiano. Neste processo, a Escola pode ser a saída para ajudar familiares, professores e alunos na compreensão dos pressupostos da educação sexual.