Percorrer por autor "Carvalho, Rosimeria Maria Braga de"
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Item Satisfação profissional e a qualidade da prática letiva do professor de educação física(2023) Carvalho, Rosimeria Maria Braga de; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O objetivo desta investigação foi analisar os fatores da Satisfação Profissional que podem ter influência na qualidade da prática letiva de professores de Educação Física dos três Sistemas de Ensino Médio ofertados pela rede pública estadual na Região metropolitana de São Luís do Maranhão. A fundamentação teórica do estudo priorizou as referências relacionadas às questões da satisfação profissional e da ação docente em Educação Física e seus fatores intervenientes. Esta pesquisa tem caraterísticas exploratória, descritiva e documental, com abordagem qualitativa que se utilizou de dados de instrumentos quantitativos para complementar a qualificação dos sujeitos e dos fatos. Os dados foram coletados por meio de questionários validados e realizado um pré-teste na versão preliminar, aplicados a 137 professores, para identificar o perfil sociodemográfico e profissional e outro para avaliar o nível da satisfação docente. Recorreu-se a observação das aulas práticas a 12 docentes, para analisar a prática letiva e as entrevistas semiestruturadas para aprofundamento do fenômeno pesquisado. Para análise dos dados quantitativos, aplicou-estatística descritiva e a análise fatorial através de softwares estatístico IBM SPSS Statistics 22 (2013) e para entrevistas e observação das aulas utilizou-se a análise descritiva de conteúdo, baseado em Bardin(2011). Os resultados apontaram que os fatores da satisfação profissional com influência na prática letiva são os domínios que caracterizam a Relação Profissional, Autonomia, Natureza do Trabalho, Recompensa. Já o Domínio Condições de Trabalho, apesar de importante para a prática pedagógica, não foi fator determinante na satisfação. Ao final, apresentou-se as recomendações a partir dos indicadores visando propor iniciativas voltadas a políticas públicas de formação profissional e promoção a saúde docente, entendida como política fundamental a um processo educativo de qualidade e propor novas discussões, ampliando o conhecimento produzidos sobre docência em EF no ensino Básico. Palavras-chave: Satisfação Profissional; Qualidade da Prática Letiva; Professor de Educação Física