Percorrer por autor "Castillo Guajardo, Dante"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educación de adultos y formación ciudadana : el caso chileno(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Espinoza Díaz, Oscar; Castillo Guajardo, Dante; González Fiegehen, Luis; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administraçãopropósito do artigo é analisar as modalidades de educação de adultos, implementadas pelo Ministério da Educação do Chile, com o objectivo de avaliar a relação entre educação de adultos e formação cívica dos alunos. Este estudo, feito através da participação dos estudantes em diversos tipos de organizações sociais, baseia-se numa análise quantitativa, com enfoque empírico analítico e num design não experimental. A amostragem por grupos heterogéneos, representativos das instituições de ensino na cidade de Santiago, permitiu fazer um levantamento/ e aplicar questionários a 523 alunos. Os resultados demonstram que estes alunos se caracterizam por uma participação informal, com baixa interacção social e centrada mais na esfera do domínio privado que na do domínio público. Em conclusão, constatou-se que a intensidade e o tipo de participação desta população mostram diferenças significativas entre as distintas modalidades e fornece dados para a necessidade de ajustar o currículo de educação para a cidadania, reduzindo-se, assim, os factores de risco do insucesso escolar contribuindo para a melhoria da inclusão social dos sectores mais excluídos no Chile.Item Fatores intraescolares associados ao abandono escolar no Chile : um estudo de caso(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Espinoza, Oscar; Castillo Guajardo, Dante; González Fiegehen, Luis; Loyola Campos, Javier; Cruz Grau, Eduardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo tem como objetivo central identificar os fatores de caráter intraescolar que, quando comparados, têm maior incidência no abandono escolar no ciclo primário de crianças de ambos os sexos que vivem em Cerro Navia, uma zona da cidade de Santiago Chile que se caracteriza por elevados índices de pobreza. A informação qualitativa que serve de base a este trabalho foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a duas amostras de 25 casos: uma de menores que abandonaram a escola e outra composta por crianças de ambos os sexos com perfil idêntico que permanecem na escola. Esta informação foi analisada segundo os princípios da análise do discurso e refere-se à perceção dos próprios menores, assim como das suas famílias em relação aos fatores intraescolares de abandono escolar e de permanência dos alunos em escolas públicas de Cerro Navia. Os resultados permitem observar diferenças importantes nos percursos educativos dos que abandonaram a escola e dos que permaneceram na escola, o que indicia o tipo de ações que poderiam adotar os próprios estabelecimentos de ensino de modo a prevenir o abandono escolar precoce dos seus estudantes.