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Percorrer por autor "Cavadas, Bento, orient."

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    A evolução das teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Biologia do Ensino Eecundário entre 1989-2009
    (2012) Bento, Isabel Maria Jesus; Cavadas, Bento, orient.
    A tentativa de interferência criacionista no ensino tem aumentado no século XXI, nos EUA, na Europa e Portugal também não está afastado deste problema. Com esta investigação pretendeu-se contribuir para defender o ensino da biologia das tentativas de introdução do criacionismo no currículo e nos manuais escolares. Para isso, procedeu-se à análise do modo como se realizou a transposição das teorias da origem das espécies, dos mecanismos e dos argumentos do evolucionismo para os manuais escolares portugueses de biologia do ensino secundário, entre 1989 e 2009. Os resultados evidenciaram que os manuais transpuseram vários exemplos de mecanismos e de provas da evolução que comprovam o seu discurso em prol do evolucionismo. Todavia, foi entre os manuais publicados pós-programa de 2003 que se detetou um menor número de exemplos abordados. Os manuais apresentaram diversas teorias explicativas da origem e evolução das espécies: fixismo/criacionismo, Lamarckismo, Darwinismo e o neodarwinismo. No entanto, a conceção criacionista, considerada uma teoria fixista, foi abordada nos manuais apenas na perspetiva da história da ciência e não como uma teoria explicativa da biodiversidade e origem das espécies a par das teorias evolucionistas.
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    A utilização de recursos tecnológicos em aulas de biologia no Centro de Mídias de Educação do Amazonas: um estudo a partir de perspectivas de professores que atuam no ensino médio
    (2018) Solart, Erilene Maria Mourão; Cavadas, Bento, orient.
    O objetivo deste estudo foi analisar a utilização de recursos tecnológicos e suas potencialidades nos processos de planejamento, produção e transmissão das aulas dos professores ministrantes que atuam no ensino médio junto ao componente curricular de Biologia no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM). O caminho metodológico constituído foi embasado numa pesquisa em abordagem qualitativa e efetivada por meio de uma pesquisa de campo no CEMEAM com os docentes que ministram aulas no ensino médio em estúdios. Em seguida foi estabelecido um diálogo analítico sobre o objeto de estudo, trazendo os posicionamentos dos participantes da pesquisa com ênfase à utilização de recursos tecnológicos em suas aulas e seus impactos nas atividades de ensino. A pesquisa revelou que a utilização de recursos tecnológicos pelos professores de Biologia que atuam no ensino médio no CEMEAM - propiciam um favorecimento eficiente e progressor nos modos de fazer uma educação inovadora, diferenciada e de boa qualidade.
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