Percorrer por autor "Chitas, Valentina, orient."
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Item Delinquência juvenil na Cidade da Praia (Cabo Verde)(2014) Cardoso, Ednalva Fernandes; Chitas, Valentina, orient.O presente trabalho centra-se no estudo da Delinquência Juvenil na realidade Cabo- Verdiana, mais concretamente na Cidade da Praia. Este fenómeno está a atingir a juventude de modo particularmente preocupante, devido às inúmeras alterações de carácter cultural, social e/ou económica. Em todo o plano social Cabo-verdiano a delinquência juvenil constitui objeto de preocupação, ainda que nem todos os locais registem o mesmo número de incidências desviantes e a gravidade dos atos possa também ser destinta. Mesmo assim, é considerada uma prioridade de intervenção no que concerne aos objetivos estratégicos para o desenvolvimento social. Quando falamos de delinquência Juvenil, importa não só analisar as variáveis individuais mas também familiares, sociais, e culturais, consideradas como fatores de risco, que podem estar na base do aumento da criminalidade desta cidade, principalmente quando os atores são jovens e na sua maioria menores de idade. Na presente dissertação, na primeira parte, foi realizado um enquadramento teórico sobre o tema, onde para além de uma revisão das teorias explicativas sobre a delinquência ao longo dos tempos, foram igualmente abordados os vários fatores causais que podem estar associados à prática da delinquência. Adicionalmente, procurou-se contextualizar a problemática da delinquência juvenil na realidade cabo-verdiana, através do recurso a uma análise documental. Abordou-se em particular um dos fenómenos que mais têm causado problemas em relação ao aumento da criminalidade em Cabo Verde, nomeadamente a associação de grupos constituídos apenas por jovens que estão a espalhar pânico social naquele país conhecido como o fenómeno dos “Thugs”. Numa segunda fase, numa vertente mais prática, realizou-se uma entrevista estruturada, junto de uma amostra de jovens Cabo-verdianos oriundos de meios desfavorecidos, onde a prevalência deste fenómeno se evidencia, a fim de compreender esta problemática, realçando mais a questão dos fatores impulsores da delinquência juvenil.Item Divórcio, separação, parentalidade: o papel do psicólogo forense nas prevenções das rupturas parentais(2016) Goldbach, Valéria Carvalho; Chitas, Valentina, orient.Esta investigação baseada numa revisão crítica da literatura trata da separação e do divórcio e de seu impacto nas questões da parentalidade, com especial enfoque para a problemática da alienação parental e para as estratégias de intervenções, que visam minimizar os efeitos negativos das rupturas parentais. Destaca-se o papel dos psicólogos forenses nas avaliações parentais, contribuindo com elementos capazes de auxiliar os magistrados a tomada de decisão. Verifica-se que as competências parentais devem ser avaliadas quanto às necessidades individuais das crianças, os déficits parentais e devem ser levantadas as competências parentais apropriadas. Outro aspecto está relacionado às capacidades parentais suficientes para assegurar a proteção, a segurança, a saúde e o bem-estar da criança/jovem, levando em conta os fatores de risco e de proteção familiar. Os programas de desenvolvimento de competências parentais devem capacitar às famílias de modo articulado, integrado e participativo para serem capazes de desempenhar as suas funções parentais, mudando o seu status de fator de risco para fator protetor.Item A influência dos processos psicológicos básicos na fidelidade dos testemunhos: contributos para a intervenção na área da psicologia forense(2014) Kothe, Rochele; Chitas, Valentina, orient.O testemunho representa um papel de relevância no processo judicial, sendo que a prova testemunhal pode ser fulcral para uma decisão do tribunal. O objetivo deste trabalho centra-se na temática da psicologia do testemunho, mais especificamente no estudo da influência que os processos psicológicos básicos exercem no testemunho. Fatores tais como o processo de percepção, atenção, memoria, questionabilidade, emoção, personalidade, questões do contexto e implicações subjetivas dos sujeitos, podem condicionar o processo de testemunho e devem ser tidos em conta na avaliação do mesmo. Métodos e saberes da psicologia respondem à questões que são formuladas pelo direito, auxiliando no processo da avaliação do testemunho, avaliando a fidedignidade dos relatos, e, deste modo, fornecendo ao sistema jurídico uma mais valia no desdobramento processual bem como na aplicação da justiça. A psicologia forense tem tomado um lugar de destaque neste âmbito, atráves de técnicas específicas para obtenção e avaliação dos testemunhos. Este trabalho foi realizado através de pesquisa teórica, contemplando diferentes perspectivas e autores.Item Jovens e comportamentos delinquentes: “Ponte” - Programa de Prevenção Face à Recidiva(2014) Espírito Santo, Ana Lúcia Conceição do; Chitas, Valentina, orient.O presente estudo tem em vista a compreensão do processo de reinserção social dos jovens com comportamentos desviantes inseridos em centros educativos, bem como a elaboração de um programa de prevenção face à recidiva. Neste sentido, num primeiro momento procedeu-se a uma revisão crítica da literatura sobre a temática da delinquência e sobre os fatores de risco e proteção face a recidiva tendo em vista fundamentação teórica do programa de prevenção. Num segundo momento, procurou-se perceber através de uma pesquisa qualitativa (entrevistas) e consultas dos Projetos de Intervenção Educativa (PIE) dos jovens internados no Centro Educativo da Bela Vista, quais os meios e recursos utilizados para a reinserção dos jovens internados e como é feita a transição dos mesmos para a comunidade. Num terceiro momento, e tomando como ponto de partida a revisão da literatura efetuada e a informação obtida através da pesquisa qualitativa, foi elaborado o programa de prevenção “Ponte”, dirigido para a promoção de competências pessoais e sociais e para a criação de um grupo de suporte aos pais na educação parental.Item Programa de intervenção para adolescentes com perturbação do comportamento: prevenir a delinquência(2016) Martins, Cátia Sofia Courela ; Chitas, Valentina, orient.A presente dissertação tem como objetivo, a elaboração de um programa de intervenção para adolescentes com perturbação do comportamento. Para tal foi necessário proceder a uma revisão de literatura. Primariamente, sobre a adolescência, fazendo uma breve introdução sobre a sua definição, de seguida, fazendo referencia à evolução deste conceito ao longo da história, abordando as principais teorias e modelos existentes sobre o desenvolvimento na adolescência. Por fim, relaciona-se a Adolescência com os comportamentos transgressivos. Findada a revisão de literatura sobre a adolescência, abordou-se o tema da delinquência. Neste capítulo, foram referenciadas as diversas perspetivas existentes sobre tal temática, assim como, as suas teorias, fatores de risco e de proteção e ainda os tipos de intervenção que são mais convenientes para os adolescentes com esta problemática. No último capítulo teórico, aprofundaram-se os critérios de diagnóstico para a perturbação do comportamento, quer para a DSM-V quer para a CID-10, tal como os fatores de risco e de proteção existentes e ainda as intervenções a que é possível recorrer para atenuar os comportamentos dos adolescentes diagnosticados. A parte prática, da presente dissertação, centrou-se na elaboração de um programa de intervenção direcionado para os jovens diagnosticados com perturbação do comportamento, no Agrupamento Francisco Arruda, da freguesia de Alcântara, com o objetivo de prevenir ou diminuir a delinquência, tendo em conta que a perturbação do comportamento é um fator de risco para o desenvolvimento de uma trajetória delinquente.Item Programa de prevenção da delinquência juvenil nas minorias étnicas(2016) Magalhães, Helga Vaz Rodrigues; Chitas, Valentina, orient.A presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de um programa de prevenção da delinquência juvenil nas minorias étnicas. Trata-se de um programa direcionado para jovens de minorias étnicas localizados nas zonas periféricas da grande Lisboa, partindo do pressuposto que estes enfrentam, desde muito cedo, dificuldades e necessidades básicas, tais como o desenraizamento e a inclusão em estruturas familiares muito deficitárias e carenciadas, em comparação com os jovens autóctones ou de países de acolhimento, estando assim em maior risco de desenvolverem comportamentos desviantes. Pretende-se intervir no sentido de incentivar estes jovens a desenvolverem competências pessoais e sociais que lhes permitam desenvolver um processo de socialização mais adequado e enfrentar as diversas tarefas exigidas nesta etapa do ciclo de vida, havendo assim um reforço dos fatores de proteção da delinquência juvenil, prevenindo este fenómeno em constante desenvolvimento.Item Programa de prevenção da transgressão juvenil: “Sê naturalmente”(2016) Marques, Cláudia Sofia Nunes; Chitas, Valentina, orient.A presente investigação pretende elaborar um programa de prevenção da transgressão juvenil, direcionado para o consumo de substâncias na adolescência. O programa “Sê Naturalmente” erige como grupo-alvo jovens da Escola CENFIM de Torres Vedras, com idades entre os catorze e os dezanove anos. Este programa, após o estudo e pesquisa de literatura sobre a problemática, baseia-se na promoção de competências, que tem sido apontada como uma estratégia eficaz na prevenção do consumo de substâncias, e tendo em conta os fatores de risco e proteção como potenciadores ou inibidores de comportamentos transgressivos. As competências desenvolvidas são: comunicação, assertividade, regulação emocional, autocontrolo, autoeficácia, resolução de conflitos e tomada de decisão, utilizando técnicas interativas, dinâmicas e participativas.Item Rutura da parentalidade e comportamentos de risco na adolescência(2013) Espírito Santo, Ana Catarina Jales do; Chitas, Valentina, orient.A presente dissertação de mestrado tem como objetivo contribuir para uma compreensão mais aprofundada do impacto da rutura da parentalidade nos comportamentos de risco (consumo de substâncias psicoativas) e nos comportamentos antissociais na adolescência. Os cinco primeiros capítulos remetem para uma revisão da literatura no que respeita ao tema da família, parentalidade, dissolução conjugal, e ajustamento ao divórcio. A segunda parte apresenta o estudo empírico, onde são descritos os procedimentos e se analisam os inquéritos por questionário administrado a 52 adolescentes que frequentam a Escola Secundária de Caneças e a catequese do Centro Paroquial de Alfornelos. De acordo com os dados recolhidos, foi possível concluir que as mães obtiveram uma maior percentagem relativamente ao suporte, envolvimento parental, autonomia, monitorização e controlo psicológico para com os filhos, sendo que nas restantes duas escalas (controlo comportamental e monitorização) alcançaram valores praticamente homogéneos com os conseguidos pelos pais. Segundo os autores, tal fato deve-se à custódia da criança e do adolescente ser, maioritariamente, entregue às mães que, deste modo passam mais tempo com os seus filhos e podem, então, investir mais numa relação de proximidade com estes. Para além da diferença notória no que respeita às questões relacionadas com a parentalidade, encontrou-se, também, uma relação entre a rutura da parentalidade e os comportamentos de risco e antissociais na adolescência, uma vez que, os filhos de pais separados/divorciados obtiveram sempre uma maior percentagem desses comportamentos comparativamente com os filhos de famílias intactas.Item Ruturas da parentalidade e da conjugalidade, práticas parentais e comportamentos transgressivos na adolescência(2016) Silva, Sara Raquel Rocha Sousa; Chitas, Valentina, orient.A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre as ruturas da parentalidade e da conjugalidade e as práticas parentais com os comportamentos transgressivos na adolescência. A amostra é constituída por 97 adolescentes pertencentes ao 3º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Cascais, 61 pertencentes ao sexo feminino e 36 ao sexo masculino, compreendendo a uma média de idades de 15,62 anos (DP = 1,98). O questionário aplicado encontra-se dividido em três secções, sendo na primeira recolhidos um conjunto de dados sociodemográficos relativos à população alvo do estudo. A segunda secção comporta um conjunto de questões referentes às práticas parentais e relação com a família, tendo sido utilizadas as seguintes medidas: Escala de Monitorização - Parental Monitoring Scale (PMS) (Small, 1993); Escala de Envolvimento e Estilo Parental - Parenting Style and Parental Involvement (PSPI) (Paulson, 1991); e Escala de Suporte Parental - Parenting Support (PS) (Bowen & Richman, 2000). Por último, a terceira secção inclui um conjunto de indicadores relativos aos comportamentos transgressivos (uso de substâncias psicoativas e comportamentos antissociais). Os resultados mostraram que os comportamentos antissociais e o consumo de substâncias são influenciados pelas ruturas e pelas práticas parentais, apesar de se verificarem correlações fracas devido à dimensão da amostra e ao facto de esta ter uma percentagem reduzida de jovens com comportamentos transgressivos.Item "Unidos para cuidar": programa de prevenção ao crack direccionado aos adolescentes referenciados nos centros de referência em assistência social(2015) Sasseron, Bethânia Monteforte; Chitas, Valentina, orient.O presente trabalho tem como objectivo a implantação do Programa de Prevenção ao Crack, “Unidos para Cuidar”, direccionado aos adolescentes em situação de risco inscritos nos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência em Assistência Social do município de Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. O programa encontra-se dividido em duas partes, uma em que sensibiliza e capacita os profissionais que atuarão com os adolescentes e a segunda parte são as actividades que visam desenvolver competências pessoais e sociais dos jovens, promovendo o empowerment e a participação dos adolescentes na procura de soluções para suas problemáticas, no sentido de oferecer possibilidades mais efectivas dos jovens mudarem suas atitudes perante o Crack e com isso, diminuir o consumo da substância. Baseado nos eixos estruturantes, temas transversais e dimensões metodológicas propostas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o programa de prevenção visa a articulação da rede de atendimento, em especial Secretaria Municipal de Promoção Social, Educação e Saúde do município.Item Uso de drogas na trajetória de vida de ex-reclusos: um programa de prevenção da recaída(2014) Menezes, Suzanne Carvalho; Chitas, Valentina, orient.O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um programa de prevenção da Recaída junto de ex-reclusos da Instituição Particular de Solidariedade Social “O companheiro” com intuito de evitar as recaídas nos ex-reclusos que tiveram nas suas trajetórias de vida contacto com substâncias psicoativas. O programa visa a promoção de competências para lidar com os fatores de risco associados à recaída e incremento dos fatores de proteção, no sentido de oferecer possibilidades mais efetivas de se reintegrarem na sociedade e contribuir para uma mudança do estilo de vida desses indivíduos.