Percorrer por autor "Costa, Daniela Filipa Machado"
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Item Reconversão da Real Vinícola em Matosinhos: a problemática da iluminação nos museus(2014) Costa, Daniela Filipa Machado; Santos, João Carlos Martins Lopes dos, orient.A reconversão de espaços industriais para uso cultural é um processo recorrente, em Portugal. A crescente valorização do património deve-se à necessidade de revitalizar a cidade, onde o cidadão pode reviver o espaço antigo e desfrutar da nova função cultural. Os museus representam uma solução para a revitalização urbana, devido à sua capacidade de mover multidões de visitantes. Contudo, a musealização de espaços industriais comporta diversas necessidades, que devem ser respeitadas. A iluminação constitui um elemento importante no museu, pois pode influenciar o espaço e muitas vezes a caracterização do interior do edifício é determinado sobretudo pela relação entre a luz e o espaço. A presente dissertação tem como objetivo compreender como a iluminação, natural e artificial, deve ser efetuada nos espaços industriais reconvertidos a museus ou espaços de exposição. A Real Companhia Vinícola, classificada como monumento de interesse público, tem características peculiares e diferentes dos outros armazéns de vinho do Porto. Para problematizar a questão da iluminação deste espaço industrial foi feita uma análise da luz natural e artificial nos dois casos de estudo: o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Graham’s 1890 Lodge. A investigação foi concretizada através de visitas aos complexos fabris, da recolha de informação sobre os edifícios e por fim de uma análise descritiva e sensorial dos diversos espaços expositivos dos edifícios em estudo. Várias questões são colocadas ao elaborar a proposta de iluminação de uma espaço industrial reconvertido para um uso cultural: deve-se restaurar as caixilharias existentes? Ou optar por uma nova abordagem radical? Colocar um Lanternim? Fechar os vãos? Escolher a luz natural ou a luz artificial? Ou ambas? Deve existir uma harmonia entre o espaço expositivo, a luz e o objeto exposto de forma a cativar as pessoas, e levá-las a visitar o museu novamente.