Percorrer por autor "Costa, Elisabete Pinto da, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Formação contínua em mediação de conflitos e atuação de professores mediadores : estratégias socioeducativas para a escola atual(2020) Costa, Maria Ilda de Ornelas Velosa; Costa, Elisabete Pinto da, orient.Estamos conscientes das mudanças que afetam constantemente a sociedade atual e com elas advêm, frequentemente, problemas sociais e de convivência. O exercício da profissão docente exige uma atualização permanente que acompanhe a evolução do conhecimento e da sociedade. Acresce que, também, se exige à escola e ao professor que contribua para a educação integral do aluno. Para esta temática definiu-se como objetivo geral: analisar o contributo da formação em mediação e da atuação do professor mediador como estratégias para dar resposta aos desafios socioeducativos da Escola atual. Levou-se a cabo uma pesquisa qualitativa. Recorreu-se à entrevista semiestruturada para a recolha de dados. A análise dos dados foi feita com recurso à técnica de análise de conteúdo, segundo a codificação das entrevistas, mediante as unidades de registo, de onde surgiram categorias e subcategorias. Os resultados apontam para o facto de que realmente a formação contínua, nomeadamente, em mediação de conflitos, é importante para a atualização e inovação de conhecimentos e estratégias, conduzindo a um melhor desempenho profissional. A formação em mediação promove a aquisição de competências que apontam para uma melhor facilidade em lidar com os desafios socioeducativos da atualidade e em contexto escolar. Verificou-se também que existe articulação entre as competências socioeducativas trabalhadas na mediação com as que são solicitadas aos alunos no final do seu percurso escolar obrigatório.Item Mapeamento e caracterização de Gabinetes de mediação de conflitos em escolas do concelho do Porto(2020) Carvalho, Rejane Aparecida de; Costa, Elisabete Pinto da, orient.A repercussão de eventos violentos, que se manifestam no ambiente escolar, e a necessidade que emergiu do contexto de aprendizagens em dar resposta educativa a esta problemática fez com que se afirmassem novas metodologias de intervenção social, como a mediação de conflitos. Neste contexto têm surgido Gabinetes de Mediação de Conflitos considerados estruturas de pacificação, que têm contribuído para obter bons resultados na gestão de conflitos, assim como na melhoria sócio-pessoal e do clima social escolar. Neste contexto definiu-se como objetivo geral deste estudo: conhecer e compreender a realidade dos Gabinetes de Mediação de Conflitos existentes nas escolas do concelho do Porto. Assim, esta investigação foi realizada tendo em conta o território educativo do concelho do Porto, onde foram identificados quinze agrupamentos de Escolas (AE). Tratase de um estudo qualitativo porque visa compreender a realidade socioeducativa e orgânica dos Gabinetes de Mediação de Conflitos, assim como as suas dinâmicas. Para recolha das informações recorreu-se a dois questionários, sendo que o primeiro, dirigido aos diretores dos AE, serviu para mapear o território com a finalidade de identificar a exitência destas estruturas, e o segundo, dirigido aos coordenadores e mediadores, serviu para caracterizar os Gabinetes de Mediação de Conflitos dos Agrupamentos de Escolas que aceitaram participar no estudo. Constatamos com esta pesquisa que os Gabinetes de Mediação de Conflitos, não sendo idênticos entre os AE, são considerados uma estrutura socioeducativa indispensável para gestão das situações de conflito, e que, apesar de enfrentarem dificuldades para se organizarem e permanecerem nos AE, contam com apoio da direção da(s) escola(s), por serem uma estrutura que realiza boas práticas e obtêm resultados relevantes em termos sociais e educativos.