Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Costa, Marcelo Luiz da"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Bauer, Carlos; Costa, Marcelo Luiz da; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    No presente artigo procuramos detectar os matizes da ação e do pen samento libertário, observando os princípios anarquistas, dentre os quais o internacionalismo. Para tanto, são levantados os caminhos históricos percorridos pelo movimento operário brasileiro, detectando, assim, como alguns dos seus marcos, o Primeiro Congresso Brasilei ro, de 1906, os intentos da implantação de escolas operárias, livres ou racionalistas, em geral, desde o fim do século XIX e, em particular, no início do século XX. Trazemos, também, o contexto histórico da época do surgimento da Escola Moderna nº 1, criada pelos anarquistas como modelo e que teve à frente João Penteado, professor anarquista oriundo do interior paulista. A pedagogia libertária, que deitou suas raízes no socialismo e no anarquismo europeus, teve impactos políticos, culturais e o seu desenvolvimento histórico contou com a militância de brasileiros e a presença de imigrantes radicados no país. Palavras-chave: escola libertária; Escola Moderna de São Paulo; história da educação; João Pen teado.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos