Percorrer por autor "Costa, Nilza"
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Item Cooperação internacional, entre Angola e Portugal, no âmbito de cursos de mestrado : que potencialidades e constrangimentos?(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Costa, Nilza; Matias, Bernardo Filipe; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho centra-se numa experiência de cooperação internacional (CI) entre o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED- -Huíla) de Angola e três universidades públicas portuguesa nomeadamente a Universidade de Aveiro (UA), no âmbito da 2ª edição de dois cursos de mestrado (CM) da responsabilidade do ISCED-Huíla. As seguintes questões de investigação nortearam o estudo: Que potencialidades e constrangimentos são identificados na CI estabelecida entre a UA&ISCED-Huíla? Que recomendações emergem para futuras colaborações? Recorreu-se a uma metodologia predominantemente qualitativa, com um desenho de estudo de caso a partir de: (i) testemunhos dos pontos focais da cooperação da UA&ISCED-Huíla; e (ii) resultados sistematizados em outros trabalhos que envolveram a aplicação de dois questionários, a realização de 18 entrevistas a docentes, mestrandos e empregadores, e a análise documental de 27 dissertações. Apesar do balanço ser bastante positivo, em termos das potencialidades ocorridas na CI (ex. quanto ao prestígio que esta deu aos CM), identificaram-se constrangimentos (défices de comunicação entre as instituições e diferenças ao nível das culturas institucionais). Sugerem-se, assim, recomendações a ter em conta em futuras experiências de CI, nomeadamente a necessidade de um conhecimento mais profundo das realidades institucionais/profissionais envolvidas e dos papéis a desempenhar por cada uma das partes. Palavras-chave: cooperação internacional; instituições públicas de ensino superior de Angola e Portugal; cursos de mestrado; potencialidades e constrangimentos.Item A Escola : (também) um espaço de afectos(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Granja, Ana Maria Andeiro; Costa, Nilza; Rebelo, José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração“Estamos educando a nuestros jóvenes en la totalidad de su ser, em todas sus potencialidades?” (Ramos, 2001, p.15) Esta questão, colocada pelo autor na introdução do seu livro Educación Integral: una educación holística para el siglo XXI, pela sua pertinência e abrangência, merece uma reflexão profunda por parte de todos aqueles para quem as questões da educação fazem parte da sua agenda pessoal e profissional. Com este texto pretende-se dar um contributo para esse exercício reflexivo. Se pela educação se pretende promover o desenvolvimento integral e harmonioso do educando, é imperativo assumir a interdependência entre os processos cognitivos e afectivos e, como tal, equacionar o papel dos afectos na relação pedagógica e na profissionalidade docente.Item Formação inicial de professores de biologia numa instituição angolana: conceções dos formadores sobre a integração de Agendas Internacionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Chisingui, António Valter; Costa, Nilza; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO estudo decorre de um outro desenvolvido pelos autores que pretendeu compreender a forma como um Curso de Formação Inicial de Professores de Biologia numa instituição pública angolana era concebido e operacionalizado atendendo a orientações curriculares e formativas internacionais e nacionais. Tendo em vista aprofundar esse estudo, e focando-nos, agora, nos formadores e na relevância atribuída à integração das Agendas 2030 (ONU, 2015) e 2063 (CUA, 2015) no currículo, colocou-se a seguinte questão de investigação: em que medida os formadores incluem no currículo orientações emergentes dessas agendas e, se sim, como? Para responder à questão concebeu-se, e validou-se um questionário aplicado a todos os formadores (N=16), tendo-se obtido 14 respostas. Os dados foram tratados por estatística simples e análise de conteúdo. Os principais resultados sugerem que, apesar da maioria dos respondentes terem um conhecimento reduzido dessas orientações, existem algumas evidências que podem potenciar a sua integração (por exemplo, os objetivos formativos privilegiados, práticas relatadas de alguns dos formadores, vontade manifestada de que essas orientações sejam discutidas). Assim, sugere-se a necessidade de se desenvolver uma cultura institucional que valorize o conhecimento, a reflexão, e a operacionalização curricular, conforme recomendado pela literatura, de modo a promover uma educação para a sustentabilidade tendo em conta a sua complexidade. Palavras chave:formação inicial de professores em Angola; ensino da biologia; educação para a sustentabilidade; Agendas 2030 e 2063Item Sustentabilidade da investigação educacional : contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Guerra, Cecília; Costa, Nilza; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO estudo da sustentabilidade da investigação tem surgido nas políticas de investigação e na literatura como um elemento primordial para a promoção da qualidade dos projetos contribuindo, não só, para a melhoria do processo investigativo, como também, para a continuidade dos resultados obtidos após o final do período de financiamento. Todavia, a realização de estudos acerca da sustentabilidade da investigação continua a ser limitado. Acresce que as agências de financiamento da investigação têm vindo a solicitar, em concursos recentes e altamente competitivos, evidências do impacte e da sustentabilidade dos projetos, de forma a demonstrar que os recursos financeiros foram (e serão) bem gastos. Determinar formas de promover a sustentabilidade da investigação, nomeadamente no domínio educacional, bem como entender o seu processo, é tão importante quanto a promoção da inovação aquando o desenvolvimento da investigação. Neste artigo faz-se uma revisão de literatura sobre a sustentabilidade da investigação, apresentando-se o conceito, os fatores e ações para a sua concretização. Pretende-se contribuir para a qualidade da investigação educacional, na sua dimensão da sustentabilidade, mostrando a importância da integração de fatores-chave no desenvolvimento de projetos, influenciando as políticas educacionais, as agências de financiamento e os atores nela envolvidos (investigadores, professores, estudantes, …).