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Percorrer por autor "Costa Filho, Wellington de Carvalho"

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    Educação ambiental e sustentabilidade: estudo sobre as concepções dos docentes e discentes do ensino superior em direito
    (2016) Costa Filho, Wellington de Carvalho; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.
    O presente trabalho teve o objetivo de realizar um estudo do modo como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no ensino superior, no curso de direito das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. O estudo sobre as práticas de Educação Ambiental no ensino superior é pertinente por se tratar de um parâmetro curricular recente, desenvolvido muitas vezes de forma superficial e isolada. A pesquisa procurou identificar as concepções de Educação Ambiental dos professores, relacionando com o entendimento dos alunos acerca da EA obtido atrvés dos questionários aplicados. Levantou informações baseadas em entrevistas com professores de disciplinas que possuem na sua ementa relação com a temática ambiental, bem como com aplicação de questionários aos alunos do curso de direito, procurando identificar o modo de abordagem da educação ambiental nos conteúdos ministrados. A metodologia da pesquisa recorre a uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Foram realizadas entrevistas junto aos professores das disciplinas de direito ambiental, direito agrário e ética, de quatro IES situadas no Rio Grande do Norte. Complementando a pesquisa, utilizamos ainda elementos da pesquisa quantitativa, aplicando questionários junto aos alunos do curso de direito, especificamente aos alunos concluintes. Os resultados apontam que a temática da Educação Ambiental no âmbito da sustentabilidade é pouco presente na prática quotidiana do ensino superior em direito, sendo notório que a temática não está devidamente incorporada nos processos de formação dos professores. Além disso, observamos como agravantes a necessidade de aprofundamento da temática referida pelos alunos, diante da declarada importância que estes conferem ao tema. Pôde-se constatar que a Educação Ambiental não vem sendo devidamente inserida no ambiente acadêmico do ensino superior em direito, sendo notada sua presença de maneira superficial, isolada, sem planejamento, contribuindo pouco para a formação do aluno do curso de direito.
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