Percorrer por autor "Dantas, Lucimar Almeida, orient."
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Item Educação digital inclusiva: desafios e perspectivas dos educadores de uma escola pública na Paraíba(2016) Bezerra, Selma Moreno; Dantas, Lucimar Almeida, orient.Este estudo apresenta os resultados de uma investigação conduzida numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de uma pequena cidade do sertão paraibano. Uma das inquietações que levaram à realização da investigação foi à observação prévia de disponibilidade de determinados equipamentos tecnológicos como ferramentas para uso pedagógico pelo corpo docente da escola e o pouco uso dos mesmos, por uma pequena parte dos professores em suas atividades docentes, embora as vantagens desses recursos sejam amplamente aceites e presentes em todos os setores da sociedade. Para tal, recorremos a autores que trabalham a temática, tais como (Grinspun, 2009; Haydt, 2006; Castells, 1999; Santaella, 2003; Tajra, 2008; Lévy, 1999; Coll, 2004; Franco, 2012; Freire, 1996; Demo, 2009, Oliveira, 1997; entre outros) no intuito de compreender melhor o avanço do saber na área. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo o questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para um índice considerável dos professores participantes que fazem destas ferramentas em sala de aula, indicam à questão salarial, os fatores idade e maior tempo de serviço como as principais justificativas para o não uso dos equipamentos tecnológicos em sala de sala de aula, bem como sintetiza as perspectivas dos sujeitos sobre a temática.Item Oralidade na sala de aula : concepções e registros de práticas de um grupo de professores de língua portuguesa(2015) Gama, Tânia Dantas; Dantas, Lucimar Almeida, orient.O uso intencional da linguagem oral, enquanto elemento fundamental na escolarização, tem se tornado tema relevante. Contudo, a discrepância entre as produções teóricas e a prática educativa tem suscitado questionamentos, dentre eles, quais as concepções e práticas de oralidade que possuem os professores? Diante do exposto, a presente Tese objetivou verificar como professores de Língua Portuguesa fomentam a oralidade enquanto objeto de ensino e aprendizagem em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, na rede pública municipal, na cidade de João Pessoa - Paraíba (Brasil), analisando suas concepções e práticas. O estudo foi conduzido tendo como base teórica os postulados de Saussure (1995), Bakhtin (1992, 2006), Freire (1996, 2005) e Marcuschi (2003). Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com a estratégia de estudo de caso, com triangulação das fontes e das análises, a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 1995). Observou-se uma concepção do oral enquanto fala, instrumento para transmitir conteúdos e como meio de interação. A práxis dos participantes revelou lacunas que englobam a falta de fundamentação teórica, de formação continuada, de planejamento e envolvimento dos estudantes. Destarte, tomar a oralidade como objeto de ensino envolve compreender sua adequação às práticas sociais, os discursos que nela circulam e seus mecanismos linguísticos, e assim trabalhar a língua em sua realidade dialógica.Item Práticas de Letramento Escolar de um Grupo de Professores do Município de Jandaíra / RN(2015) Araújo, Severino Dias de; Dantas, Lucimar Almeida, orient.O termo letramento inseriu-se no Brasil desde 1986 por Mary Kato e vem sendo disseminado pelos teóricos como abordagem necessária no ensino da língua materna, provocando uma revolução conceitual na abordagem da linguagem ensinada na escola. Este estudo objetivou investigar o conhecimento de um grupo de professores do Ensino Fundamental I, acerca da conceituação de letramento escolar, analisando a formação profissional e as práticas pedagógicas destes quanto ao tema em estudo. O suporte teórico apoia-se em estudos como os de Kleiman (1995 - 2001), Street (1984 -1993), Tfouni (1988 - 1995 - 2010), Marcuschi (2001), Soares (1998 - 2010), Cagliari (1994), Costa (1997-2004), Rojo (2009), dentre outros. Utilizou-se a metodologia qualitativa, respaldada por Michel (2009), Demo (1996), Gil (1999), Laville & Dionne (2008) e outros. Os dados foram colhidos em quatro escolas situadas em Jandaíra / RN, através do questionário desenvolvido junto aos professores e com a observação das aulas de Língua Portuguesa ministradas por estes para comparar suas práticas com as teorias e com as informações coletadas. A análise dos dados baseou-se nos referenciais teóricos estudados e concluiu-se que na prática os docentes desenvolvem o letramento escolar, mas teoricamente parte destes ainda o desconhece.