Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Esteves, Miguel Teodoro"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    O poder das metáforas: utilizando uma experiência psicoeducativa em realidade virtual para promover a flexibilidade psicológica e a qualidade de vida – Um estudo piloto
    (2023) Esteves, Miguel Teodoro; Gamito, Pedro, orient.
    Jovens adultos estão num momento crítico para o surgimento de perturbações emocionais afetando cerca de 30,5%, existindo vários fatores que tornam esta população vulnerável. Uma das intervenções que surge para ajudar esta população é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), derivada da Teoria das Molduras Relacionais e compartilhando semelhanças com a técnica da Terapia Cognitivo Comportamental (CBT). A ACT é bastante utilizada na depressão, ansiedade, stress entre outras, existindo dentro da ACT existem as metáforas, promotoras da flexibilidade psicológica. A utilização de novas tecnológicas em intervenções ACT não é algo novo, no entanto até ao momento ainda não foram aplicadas as metáforas às novas tecnologias de realidade virtual imersivas (IVR). Este estudo pretende perceber a aplicabilidade de tecnologias de realidade virtual imersivas com metáforas da ACT, aplicando testes de autorrelato e medidas psicofisiológicas numa aplicação em ambiente virtual onde metáforas ACT são replicadas tendo como população alvo jovens adultos. Obtivemos resultados contraditórios, no entanto não é possível confirmar nem infirmar a veracidade destas técnicas devido à falta de uma amostra robusta. No entanto obtivemos resultados positivos para o isolamento, sobre identificação, afeto negativo e autoafirmações negativas, assim como o possível relaxamento dentro dos ambientes virtuais. Palavras-chave: Perturbações emocionais; ACT; CBT; Metáforas; IVR.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos