Percorrer por autor "Estrela, Elsa Maria Bacala"
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Item Alquimia do conhecimento: a construção do conhecimento curricular em Portugal (1970-2009)(2015) Estrela, Elsa Maria Bacala; Teodoro, António, orient.O nosso problema de investigação assenta no pressuposto de que a construção do conhecimento curricular em Portugal entre 1970 e 2009 é enformada por processos com diferentes referentes ideológicos, eventualmente teóricos e práticos, e apresenta uma forte influência dos contextos económico, político, cultural e social de cada ciclo político, nomeadamente no que concerne às dimensões de equidade e igualdade no conhecimento curricular, bem como à sua pertinência e relevância, com repercussões ao nível da cultura curricular construída. Neste contexto, desenvolvemos uma investigação que nos conduziu à identificação das principais tendências curriculares desenhadas nas diferentes reformas educativas, através da análise dos quatro ciclos políticos em que encontramos os marcos legislativos curriculares centrais, procurando, sobretudo, responder a três questões: Que conhecimento curricular tem sido construído e o que faz parte desse conhecimento? Quem participou nessa construção e como construiu esse conhecimento? Que processos têm sido usados na construção do conhecimento curricular? Assim, a ênfase do estudo recai sobre três tipos de conhecimento: o conhecimento da política, o conhecimento curricular e o conhecimento profissional. A nossa hipótese de partida prende-se com a reconfiguração do conhecimento curricular, acelerando o esgotamento da gramática da escola e, consequentemente, do currículo, nas suas formas escolares assumidas, uma vez que parecem verificar-se contradições entre as lógicas e racionalidades sociais, visíveis nas exigências da avaliação das agências internacionais, e as lógicas e racionalidades de organização do currículo. Esta hipótese de trabalho foi desdobrada em três hipóteses que considerámos em termos operacionais, a saber: i) as políticas curriculares não são nacionais, antes decorrem de agendas transnacionais; ii) as mudanças em políticas curriculares devem ser estudadas de acordo com ciclos longos de mudança, nos quais as forças de mudança desempenham papéis diferenciados; iii) a prática das orientações curriculares fixadas apresenta uma estreita relação com as histórias de vida dos seus atores, não sendo possível dissociar a história de vida de cada um da medida de política curricular em desenvolvimento. Recorremos à proposta de Ball (1994) para analisar três contextos em cada ciclo de políticas e adotámos o conceito de cosmopolitismo metodológico (Beck, 2005, Dale & Robertson, 2008) que nos permitiu uma abordagem em que o nível de análise não se situou no Estado, mas em novos espaços e noutros níveis. Assumimos que as políticas curriculares nacionais são espaços de refração (Goodson, 2010) de políticas educativas regionais e globais. O método de triangulação que construímos foi completado com o modelo de análise biográfica, através do qual foram desenvolvidas histórias de vida dos professores, com base no relato subjetivo da sua vida profissional e pessoal, ao qual foi justaposto a genealogia de contextos, que incluiu o estudo de três escolas onde os professores trabalharam. Identificámos diferentes processos de mudança, bem como os seus efeitos no trabalho e vida dos professores. Por outro lado, concluímos acerca da necessidade do alinhamento entre forças de mudança externas e internas para que se operem transformações no currículo. O imperativo do abandono do paradigma da uniformidade é igualmente fundamental, uma vez que o currículo tem sofrido alterações no seu design e na sua forma, embora o seu conteúdo e a sua organização se mantenham inalterados, não promovendo respostas eficientes às demandas sociais, económicas e políticas.Item Teaching research methods courses in education: towards a research-based culture(Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), 2023-06-08) Matos, João Filipe; Freitas, André; Estrela, Elsa Maria Bacala; Galego, Carla; Piedade, João; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis paper aims to identify and discuss what constitutes a research-based pedagogical culture in teaching research methods courses in master’s and doctoral programs in education. The discussion draws on empirical results of a set of five focus group interviews with teachers responsible for teaching research methods courses in educational programs in higher education institutions in Portugal. Data are analyzed and interpreted within a situated learning framework that acknowledges the relevance of creating social learning spaces which accommodate the variety of students. The article closes with a characterization of what could be a research-based pedagogical culture in teaching research methods in advanced studies in education in the near future. Keywords: research methodologies in education; teaching research methods; student-centered learning approach; pedagogical culture of research methods