Percorrer por autor "Fernandes, Ricardo Saul Silva de Sousa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O diário gráfico na descoberta do património local(2024) Fernandes, Ricardo Saul Silva de Sousa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Marques, Inês Maria AndradeO presente relatório da prática do ensino supervisionada é resultado do estudo empírico realizado durante a prática do ensino supervisionada na disciplina de Desenho A na turma D do 10.º ano do curso científico-humanístico de Artes Visuais do ensino secundário na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, situada no Seixal durante o ano letivo 2022-2023. Através da adoção da metodologia de investigação-ação, procurou-se aferir o uso do diário gráfico - simultaneamente objeto de arte e objeto didático - como meio essencial na descoberta do património cultural local, demonstrando as suas potencialidades para auxiliar no desenvolvimento técnico, expressivo e criativo aos alunos. Tendo em conta as orientações curriculares do Ministério da Educação e da respetiva Direção-Geral da Educação, foi criada a unidade didática «Traçado descoberto na cidade», com duas saídas de campo, uma à Igreja da Nossa Senhora da Consolação/Arrentela e a segunda à Quinta da Fidalga, integrando os espaços da Oficina de Artes Manuel Cargaleiro e do Centro Internacional de Medalha Contemporânea. A partir destas visitas foi possível constatar que o diário gráfico foi aglutinador na concretização da descoberta cultural e na eficácia no desenvolvimento de competências do registo gráfico, tornando-se numa experiência imersiva, reflexiva e pessoal. Palavras-Chave: Artes Visuais; Ensino secundário; Diário gráfico; Património cultural local; Desenho