Percorrer por autor "Ferreira, Rose Maria Tavares Fagundes"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Inclusão de alunos com deficiência visual na educação superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe(2015) Ferreira, Rose Maria Tavares Fagundes; Duarte, Rosa Serradas, orient.No contexto atual, verifica-se que um dos maiores desafios da educação está na busca de soluções voltadas a garantir a inclusão, principalmente de pessoas com deficiência, nas instituições de Ensino Superior. Tem-se, nesse movimento de educação inclusiva, o resultado de muita luta e transformações sociais, econômicas e culturais, que garantiram à aceitação de pessoas com deficiência, independente de qualquer que seja, em todos os níveis de ensino, inclusive no superior. É através de ações inclusivas que alternativas menos segregativas vêm possibilitando o ingresso de alunos com deficiência nas instituições de ensino superior. Este trabalho propõe conhecer como os deficientes, especialmente o visual, estão sendo incluídos na Universidade Federal de Sergipe, bem como identificar os obstáculos que estão interferindo na sua aprendizagem, visando contribuir nas discussões acadêmicas e institucionais para a efetividade da inclusão. Para tanto, o objeto desta pesquisa é o estudo dos dispositivos adotados, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), para incluir alunos com Deficiência Visual (DV), analisados à luz das discussões atuais sobre a inclusão educacional em todo cenário mundial e particularmente no Brasil. A metodologia utilizada consiste num estudo de caso utilizando como instrumentos de recolha de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados obtidos mediante aplicação dos instrumentos são: a UFS está recebendo alunos deficientes provenientes do sistema de cotas. Esses alunos estão chegando à instituição. Ainda existem barreiras que dificultam o acesso e a promoção da inclusão dos alunos com DV. Embora muito já tenha sido feito, mas há necessidade de modificação e adaptação.