Percorrer por autor "Flores, Victor, orient."
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Item Aplicações do marketing na cultura: estratégias de captação e fidelização de públicos: o caso do cinema-Teatro Joaquim d'Almeida (Montijo)(2010) Póvoas, Sara Cristina Coelho; Flores, Victor, orient.O presente trabalho salienta a importância da aplicação do Marketing às instituições culturais, nomeadamente como veículo de captação e fidelização de públicos. Nesse sentido, foi estudado o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, tendo sido realizada uma análise mais geral da programação, comunicação e públicos desde a sua reabertura em 2005 como equipamento cultural municipal e uma análise mais aprofundada da última temporada do mesmo, correspondente ao ano de 2009-2010. Pretende-se assim com este trabalho salientar a importância da aplicação do marketing à cultura através da investigação do objecto de estudo supracitado e consequente análise e sugestão de estratégias para melhoria da relação entre a referida instituição e os seus públicos. O marketing revela-se assim essencial para a construção desse relacionamento, satisfazendo cada vez mais os consumidores e simultaneamente beneficiando a instituição.Item Apoios públicos às artes visuais: o centro de artes plásticas do Palácio dos Coruchéus(2013) Figueira, José Miguel Caissotti Rosa Rodrigues; Flores, Victor, orient.A utilização de recursos não financeiros como apoio municipal à criação artística potencia uma estabilidade em períodos de crise que o financiamento a partir dos orçamentos de gestão anuais não garante. As artes plásticas e visuais exigem condições de trabalho que a maior parte dos espaços vulgarmente utilizados nas grandes cidades não dispõe e que a tipologia específica do «atelier» oferece. O Centro de Artes Plásticas do Palácio dos Coruchéus é o primeiro centro de ateliers a nível nacional, construído durante o Estado Novo, com financiamento público e inserido num complexo cultural cujas valências se mantêm inalteradas ao fim de mais de 40 anos de funcionamento. Sendo um equipamento cultural municipal de referência, suscitou polémicas diversas ao longo das últimas décadas, relativamente a uma deficiente utilização, a um deficiente modelo de gestão e a uma degradação relacional entre utentes e CML. A percepção de antigos dirigentes municipais da área cultural sobre o CAPPC permite estabelecer algumas causas para uma dissonância entre funcionamento do equipamento e alterações ao nível das artes visuais e suas necessidades, salientando-se igualmente a importância do atelier como dispositivo de apoio à criação nas artes visuais actuais.Item A comunicação dos festivais de cinema nos meios digitais(2013) Henriques, Maria Serrano Gonçalves; Flores, Victor, orient.Tendo em conta a importância dos meios digitais como instrumentos de comunicação e marketing e do ‘passa palavra’ no meio cultural, esta dissertação pretende saber em que medida os meios digitais promovem a comunicação, a interacção com o público e a partilha de conteúdos dos festivais de cinema. Para isso optou-se por um estudo de caso múltiplo de três festivais de cinema: o Monstra, o FESTin e o IndieLisboa. Nesta tese abordam-se temáticas como o marketing cultural (COSTA, 2004 e DUARTE, 2009) e o marketing digital (CARRERA, 2012; BARRETO, 2011; RIBEIRO, 2011; BOTÃO, 2013a e 2013b, entre outros), nomeadamente, sites, redes sociais, facebook, mobile marketing e QR Codes. Através da análise de múltiplas fontes de dados, conclui-se que, apesar dos festivais de cinema utilizarem a maioria dos meios digitais (site e redes sociais), promovendo a interacção com o público e a partilha de conteúdos nas redes sociais, há determinados aspectos que falham e precisam ser melhorados, como promover a imagem naqueles de forma a garantir um branding consistente; estruturar melhor o site; ter uma versão mobile do site; apostar nos QR Codes; actualizar mais sistematicamente as redes sociais; ter profissionais de marketing digital e medir a satisfação dos públicos.Item O mecenato cultural como estratégia de marketing empresarial : os casos Banco Espírito Santo, Banco Português de Investimento e Caixa Geral de Depósitos(2013) Aleixo, Joana Tomé de Almeida; Flores, Victor, orient.O objetivo deste estudo consiste em investigar a aplicação do marketing na atividade de mecenato cultural no contexto empresarial. Nesse sentido, foi estudado o caso de três instituições financeiras, através de uma análise aprofundada às suas ações de mecenato, de forma a compreender melhor as suas motivações. Numa primeira fase, foi elaborada uma investigação teórica não só sobre o panorama cultural e políticas de mecenato na Europa e, em particular, em Portugal, mas também a relevância da responsabilidade social no âmbito empresarial. Esta investigação pretende assim salientar o mecenato cultural enquadrado numa estratégia de marketing empresarial, num cenário em que as instituições usam o apoio financeiro à cultura como veículo para destacar o seu papel ativo na sociedade e no mercado, promovendo a sua imagem.Item Medir - Avaliar - Aferir – Apreciar: contributos para um referencial de qualidade de gestão para teatros de serviço público(2013) Branco, Margarida Paula Chamiço Heitor Dias; Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da, orient.; Flores, Victor, orient.Este estudo procura respostas às questões: “o que se espera de um teatro enquanto equipamento cultural de serviço público?” e “como saber se um teatro desenvolve a sua actividade com qualidade?” Quanto à primeira questão, importa definir os requisitos num sistema normativo, ou referencial, que irá servir para avaliar se um certo teatro os está a cumprir, respondendo-se assim à segunda questão. Propõe-se como ponto de partida a norma ISO 9001:2008, concebida a pensar no contexto empresarial, e que terá de ser modificada para se adequar às organizações culturais. Esta adaptação passa por identificar as diferenças que existem entre o sector cultural e as empresas. O capital cultural, em sentido económico, enquanto património identitário de um território, e em sentido sociológico, enquanto capacidade de um indivíduo para apreciar bens culturais e artísticos, é o conceito sobre que se centra esta diferenciação, que tem implicações fundamentais na gestão, incluindo na gestão da qualidade. Estas implicações, somadas às constatações empiricas obtidas no estudo de caso realizado no Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras, e em entrevistas a responsáveis de outras quatro instituições teatrais, foram as bases para as propostas de requisitos num referencial de gestão de qualidade para os teatros de serviço público.