Percorrer por autor "Fonseca, Maria Micaela"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Improving the CS Curriculum of a Top-Down Videogames BA(Association for Computing Machinery, 2022-11-21) Fachada, Nuno; Serra, Pedro; Códices, Nélio; Luz, Filipe; Andrade, Diogo Nuno Dias Mesquita Gomes de; LOPES, LOUIS PHILIPPE SIMÕES CASTELO BRANCO; Fonseca, Maria Micaela; Neves, Pedro Pinto; Stikkolorum, Dave; Rahimi, Ebrahim; Stuurman, Sylvia; COPELABS (FCT) - Centro de Investigação em Computação Centrada nas Pessoas e Cognição (CTS); ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsWe present a targeted curricular improvement on an interdisciplinary Videogames Bachelor of Arts, to be implemented in the 2022/23 academic year. The aim is to solve student adaptation issues with the program’s interdisciplinarity that were heightened by the COVID-19 pandemic.Item Modelling physiological sensor noise to movement-based virtual reality activities(Scitepress, 2024-01-01) Fachada, Nuno; Gamboa, Hugo; Quaresma, Claudia; LOPES, LOUIS PHILIPPE SIMÕES CASTELO BRANCO; Fonseca, Maria Micaela; FE - Faculty of Engineering; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsThis position paper proposes the hypothesis that physiological noise artefacts can be classified based on the type of movements performed by participants in Virtual Reality contexts. To assess this hypothesis, a detailed research plan is proposed to study the influence of movement on the quality of the captured physiological signals. This paper argues that the proposed plan can produce a valid model for classifying noisy physiological signal features, providing insights into the influence of movement on artefacts, while contributing to the development of movement-based filters and the implementation of best practices for using various associated technologies.Item Utilização da realidade virtual na reabilitação de indivíduos com lesão da espinal medula: revisão sistemática(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Correia, Filipa; Santos, Catarina; Quaresma, Cláudia; Fonseca, Maria Micaela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsA pesquisa efectuada teve como objectivo a realização de uma revisão sistemática da utilização da realidade virtual no processo de reabilitação em indivíduos com lesão vertebro-medular. Todos os artigos utilizados foram obtidos através das bases de dados PubMed e B-On e foram publicados entre os anos 2000 e 2016. Ao longo desta revisão são referidos alguns jogos que utilizam a realidade virtual nos processos de reabilitação, bem como o seu papel nas melhorias físicas e psicológicas observadas nos indivíduos. Com esta revisão é possível concluir que a utilização da realidade virtual em terapias de reabilitação, tanto em casos de lesão vertebro-medular, como em patologias neurológicas, tem vindo a aumentar devido a todos os estudos (contudo ainda escassos) já realizados, que comprovam a utilidade e o benefício desta tecnologia na reabilitação. No entanto ainda é necessária uma maior pesquisa nesta área, tanto no caso desta patologia como noutras, de maneira a que a utilização desta tecnologia seja completamente integrada em terapias de reabilitação.