Percorrer por autor "Guerreiro, Augusto Deodato"
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Item Cantinho itinerante do escritor ; espontaneidade na poesia e no verso branco(EDLARS, 2016) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoItem Cultura dos sentidos e ampliação do paradigma comunicacional: uma vertente especial na interlocução e interaccção humana(Edições Universitárias Lusófonas, 2001) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste artigo mostramos como certos dados fundamentais da psicologia cognitiva contribuem para a ampliação do paradigma comunicacional, em particular quando encarados numa perspectiva social, comunicacional e interactiva. Esse ponto de vista conduz a substituir o privilégio da visão, salientando antes a importância da motricidade e do som na construção da realidade. Particular atenção é dada às teorias clássicas do sexto sentido, capazes de fornecer uma teoria integradora dos sentidos, e cuja realidade é avaliada no caso dos cegos e surdo-mudo, de acordo com a tofologia. Essa perspectiva integradora é de seguida prolongada ao nível da cultura, no qual as questões relacionados com a comunicação e a autonomia individual se colocam de forma cada vez mais precisa.Item Dicionário de conceitos, nomes e fontes para a inclusão: humanizar a vida em cidadania e no prazer solidário de existir(EDLARS, 2018) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste Dicionário, em que serão intercalados periodicamente novos termos/conceitos e bem assim a reformulação de outros conceitos nele já contidos, encontram-se registados e definidos conceitos e noções, nomes e fontes correntes no âmbito das problemáticas da deficiência em geral, tendo, como principal objetivo, conferir o devido rigor ao discurso e a tornar a comunicação mais precisa no domínio das variadas tipologias da deficiência, inclusive em questões de ordem gerontológica, entre especialistas, médicos e outros Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão VII profissionais na área da saúde e da reabilitação, educadores de infância, professores de educação especial, investigadores e as populações que sofrem os efeitos das diferentes problemáticas na pele, na família ou na comunidade.Item European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA criação da “Plataforma Intelectual Europeia para Profissionais, no sentido da Partilha de Conhecimento Teórico e Prático no Campo da Deficiência Visual e Áreas Relacionadas” (pensamos que se trate essencialmente de profissionais na área da tiflologia) constituirá um promissor meio reticular inclusivo, na dimensão sociocomunicacional online, para a troca de informações e experiências sobre as inquestionáveis capacidades e competências pessoais e sociais, profissionais e consequente empregabilidade das pessoas cegas e com baixa visão. A nossa comunicação envolve um desafio, ou uma proposta, em que manifestamos todo o interesse académico e científico em partilhar com todos na Rede CONVIDA e na Rede Europeia Enviter nessa Plataforma, nas áreas das Ciências da Comunicação e da Educação (numa perspetiva educomunicacional), investigação e resultados nos domínios da graduação em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, da investigação avançada e formação especializada em Comunicação Inclusiva na Educação Especial de Alunos Cegos e com Baixa Visão, na Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância, na Comunicação e Mediação Cultural para Todos, incluindo a permuta de questões aprofundadas conducentes à plena acessibilidade e usabilidade nas redes sociais online, por parte das pessoas cegas e com baixa visão. A Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) é pioneira em Portugal e na Europa na investigação e desenvolvimento das questões aprofundadas da comunicação aumentativa, alternativa e tecnologias de apoio, tendo criado em 2005 um Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio e tendo-o em funcionamento desde essa data, em cuja génese têm vindo a nascer áreas de investigação e desenvolvimento, designadamente a “educomunicação e cultura inclusivas”, a “tifloperceptibilidade e suplência multissensorial”, a “comunicação e interação social de e com pessoas cegas e com baixa visão, surdas, surdocegas, com multideficiência, com autismo/atraso global do desenvolvimento, com patologias neurogénicas da comunicação”, a “comunicação interpessoal e interação social inclusiva: em presença e em rede online”, a “ecologia comunicacional e inclusão”, a “comunicação literácita e tecnológica, linguagens especiais e ambientes pessoais de aprendizagem”, a questão “do empírico/multissensorial à abstração e conceptualização - essencialmente na cegueira, surdocegueira e surdez”, a “universalização comunicacional de conteúdos digitais acessíveis”, os “fundamentos das teorias de intervenção precoce e comunicacionais nas problemáticas da deficiência em geral”, a “didática comunicacional e desenvolvimento sensoriocognitivo”, as “metodologias estratégicas para aferição e desenvolvimento das competências comunicativas”, a “semiótica das linguagens alternativas: glossários e dicionários temáticos para as diferentes problemáticas comunicacionais”.Item Guia de intervenção precoce na disfunção visual: teoria e prática em educomunicação e cultura na família e na sociedade(EDLARS, 2018) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste livro pretende ser um contributo tiflológico, na forma de guia pedagógico de intervenção precoce na disfunção visual, para os pais, os professores/escola e a sociedade em geral saberem lidar com esta problemática, de modo naturalmente saudável e inclusivo. O objetivo é partilhar ciência e experiências pessoais importantes para uma mais dinâmica, viva e adequada intervenção familiar e social no desenvolvimento biopsicossocial e qualidade de vida de crianças cegas ou com baixa visão, viabilizando uma teoria do desenvolvimento humano numa sociedade para todos.Item História breve dos meios de comunicação: da imanência pensante à sociedade em rede(EDLARS, 2018) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste livro foi pensado e projetado para ajudar e incentivar os estudantes e estudiosos das áreas das Ciências da Comunicação e da Cultura, das Ciências Documentais e da Informação, da História sociocomunicacional, na compreensão do interesse que representa para o enriquecimento da humanidade, o nascimento, evolução e conceptualização dos mais diversos meios de comunicação, criados e usados pelo homem desde os tempos mais primitivos. Referimo-nos aos meios comunicacionais que, simultaneamente com a comunicação verbal oral, têm vindo a alargar a comunicabilidade do ser humano numa perspetiva cada vez mais Universal e acessível, intercultural e multicultural, multissensorial e desenvolvimental de capacidades e competências pessoais e sociais das pessoas de todo o mundo até aos dias de hoje. A matéria aqui contemplada assume uma dimensão e objetivos sobretudo de natureza académica, destinada e necessária às áreas do conhecimento acima referidas e à satisfação da curiosidade informacional também de autodidatas. A inovação por que optámos foi a do estudo de informação “viva” (e não estática quando apenas impressa) em suporte papel e evolutivo, consubstanciada em texto escrito e imagem, figural e design também elucidativo, num propósito dinâmico, interativo e apelativo, no sentido de mobilizar os leitores, sobretudo estudantes, para o conhecimento e saber mais. Isto quer dizer que a ideia da conceção organizacional e de materialização deste tipo de livro é estarmos a lê-lo, mas com o computador ou IPhone ligado e conectado à Internet, de modo a podermos ir fazendo o ajustado zapping, localizando vídeos e toda a informação disponível e associada aos assuntos que se vão sucedendo no livro e tornando esses assuntos mais acessíveis e mais atrativos ao leitor. O objetivo é estabelecer-se uma interatividade on-line com textos ilustrados com imagens vivas, de forma a que o livro possa ser lido e estudado pelo maior número de interessados no seu conteúdo científico e histórico-cultural, independentemente das modalidades sensoriais de que se dispuser para o ler no seu todo, numa abrangência virtual tanto quanto possível inclusiva, contactando com a língua gestual portuguesa, audiodescrição, específicas condições de acessibilidade e usabilidade nos websites correlacionados com o conteúdo do livro. Trata-se de uma viagem pelo desenvolvimento sociocomunicacional e humano, desde a imanência pensante, do relacionamento e interação pessoal e social, na oralidade e na escrita, no desempenho de competências sociais e comunicacionais na evolução literácita e dos meios de comunicação, passando por alfabetos e meios logográficos enigmáticos, aumentativos e alternativos, evidenciando um percurso da imprensa até aos novos media e à sociedade em rede, num itinerário entrosante de quatro grandes caminhos histórico-culturais e científicos, sistematizados (e ampliados com uma cronologia dos principais acontecimentos na História dos Meios de Comunicação) e condensados em quarenta e seis subpontos. Vamos ler este livro, investigar e aprofundar domínios nele contidos e propor um maior aprofundamento e alargamento do seu conteúdo a integrar na próxima edição. Façamos isso, leitores e autor, num Abraço, sempre simbólico de algo de profundamente terno e gratificante que se troca com alguém, no emergente deleite do perfume e da cor da vida humana, que se funde na magia de uma mútua e fecunda manifestação, que só também a maravilha humana sabe ditar.Item Num novo paradigma para o Desenvolvimento Humano : «Comunicação e Cultura Inclusivas»(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Guerreiro, Augusto Deodato; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA «comunicação e a cultura inclusivas» constituem o móbil de um amplo desenvolvimento biopsicossocial e humano, numa dimensão de igualdade de circunstâncias e de oportunidades para todos, com lugar e qualidade de vida para todos, independentemente de dificuldades como, por exemplo, sensoriocognitivas, sociocognitivas, sociocomunicacionais, intelectuais, psíquicas, patologias neurogénicas da comunicação. Trata-se de uma «viagem» concisa, «passeando» num paradigma novo para o desenvolvimento humano, o da «educomunicção inclusiva», uma aglutinação conceptual consubstanciada no polinómio «educação+comunicação/TIC+cultura+pedagogia», que é o caminhar livre e seguro, digno e socializante, numa perspetiva ecoevolutiva humana profícua e eticizante da vida.Item Safras da olhalva(EDLARS, 2016) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoRomance