Percorrer por autor "Guerreiro, Augusto Deodato"
A mostrar 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Cantinho itinerante do escritor ; espontaneidade na poesia e no verso branco(EDLARS, 2016) Guerreiro, Augusto DeodatoItem Cultura dos sentidos e ampliação do paradigma comunicacional: uma vertente especial na interlocução e interaccção humana(Edições Universitárias Lusófona, 2001) Guerreiro, Augusto DeodatoNeste artigo mostramos como certos dados fundamentais da psicologia cognitiva contribuem para a ampliação do paradigma comunicacional, em particular quando encarados numa perspectiva social, comunicacional e interactiva. Esse ponto de vista conduz a substituir o privilégio da visão, salientando antes a importância da motricidade e do som na construção da realidade. Particular atenção é dada às teorias clássicas do sexto sentido, capazes de fornecer uma teoria integradora dos sentidos, e cuja realidade é avaliada no caso dos cegos e surdo-mudo, de acordo com a tofologia. Essa perspectiva integradora é de seguida prolongada ao nível da cultura, no qual as questões relacionados com a comunicação e a autonomia individual se colocam de forma cada vez mais precisa.Item Dicionário de conceitos, nomes e fontes para a inclusão: humanizar a vida em cidadania e no prazer solidário de existir(EDLARS, 2018) Guerreiro, Augusto DeodatoNeste Dicionário, em que serão intercalados periodicamente novos termos/conceitos e bem assim a reformulação de outros conceitos nele já contidos, encontram-se registados e definidos conceitos e noções, nomes e fontes correntes no âmbito das problemáticas da deficiência em geral, tendo, como principal objetivo, conferir o devido rigor ao discurso e a tornar a comunicação mais precisa no domínio das variadas tipologias da deficiência, inclusive em questões de ordem gerontológica, entre especialistas, médicos e outros Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão VII profissionais na área da saúde e da reabilitação, educadores de infância, professores de educação especial, investigadores e as populações que sofrem os efeitos das diferentes problemáticas na pele, na família ou na comunidade.Item European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Guerreiro, Augusto DeodatoThe creation of the “ European Intellectual Platform for Professionals, with a view to Sharing Theoretical and Practical Knowledge in the Field of Visual Impairment and Related Areas” (we believe this will be essentially professionals in the field of typhlology) will make a promising inclusive reticular means, on the online socio-communicational dimension, to exchange information and experiences about the unquestionable personal and social, as well as professional, capabilities and consequent employability of blind and visually-impaired people. Our paper involves a challenge, or rather a proposal, in which we express all our academic and scientific interest in sharing widely in the CONVIDA network and in the Enviter European Network on that Platform, in the field of Communication and Education Sciences (from an educommunicational perspective), research and results in the graduation areas of Alternative Communication and Support Technologies, advanced research and specialized training in Inclusive Communication in the Special Education of Blind and Visually-Impaired Students, in the Inclusive Communication in Early Intervention in Childhood, in Cultural Communication and Mediation for All, including the exchange of in-depth issues leading to full access and usability of online social media by blind and visually-impaired people. The School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies (ECATI) of Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) is a pioneer in Portugal and in Europe in the research and development of in-depth issues in augmentative and alternative communication and support technologies, having created a Master degree in Alternative Communication and Support Technologies in 2005. This degree has been in operation since then, and from its genesis research and development areas have been arising, namely “inclusive educommunication and culture”, and “typhloperceptibility and multisensory supplementarity”, “communication and social interaction of and with blind and visually-impaired, deaf, deafblind people, people with multi-disabilities, with autism/global developmental delay, with neurogenic communicational pathologies”, “interpersonal communication and inclusive social interaction: face-to-face and online networked”, “communicational ecology and inclusion”, “literacy and technological communication, special languages and personal learning environments”, the issue “of the empirical/multisensory to the abstraction and conceptualization – essentially in blindness, deafblindness and deafness”, the “communicational universalization of accessible digital content”, the “foundations of the early intervention and communication theories in the issues of disability in general”, the “communicational didactics and sensory-cognitive development”, the “strategic methodologies to assess and develop communicational competencies”, the “semiotics of alternative languages: glossary and thematic dictionaries for the different communicational problems”.Item Guia de intervenção precoce na disfunção visual: teoria e prática em educomunicação e cultura na família e na sociedade(EDLARS, 2018) Guerreiro, Augusto DeodatoEste livro pretende ser um contributo tiflológico, na forma de guia pedagógico de intervenção precoce na disfunção visual, para os pais, os professores/escola e a sociedade em geral saberem lidar com esta problemática, de modo naturalmente saudável e inclusivo. O objetivo é partilhar ciência e experiências pessoais importantes para uma mais dinâmica, viva e adequada intervenção familiar e social no desenvolvimento biopsicossocial e qualidade de vida de crianças cegas ou com baixa visão, viabilizando uma teoria do desenvolvimento humano numa sociedade para todos.Item História breve dos meios de comunicação: da imanência pensante à sociedade em rede(EDLARS, 2018) Guerreiro, Augusto DeodatoEste livro foi pensado e projetado para ajudar e incentivar os estudantes e estudiosos das áreas das Ciências da Comunicação e da Cultura, das Ciências Documentais e da Informação, da História sociocomunicacional, na compreensão do interesse que representa para o enriquecimento da humanidade, o nascimento, evolução e conceptualização dos mais diversos meios de comunicação, criados e usados pelo homem desde os tempos mais primitivos. Referimo-nos aos meios comunicacionais que, simultaneamente com a comunicação verbal oral, têm vindo a alargar a comunicabilidade do ser humano numa perspetiva cada vez mais Universal e acessível, intercultural e multicultural, multissensorial e desenvolvimental de capacidades e competências pessoais e sociais das pessoas de todo o mundo até aos dias de hoje. A matéria aqui contemplada assume uma dimensão e objetivos sobretudo de natureza académica, destinada e necessária às áreas do conhecimento acima referidas e à satisfação da curiosidade informacional também de autodidatas. A inovação por que optámos foi a do estudo de informação “viva” (e não estática quando apenas impressa) em suporte papel e evolutivo, consubstanciada em texto escrito e imagem, figural e design também elucidativo, num propósito dinâmico, interativo e apelativo, no sentido de mobilizar os leitores, sobretudo estudantes, para o conhecimento e saber mais. Isto quer dizer que a ideia da conceção organizacional e de materialização deste tipo de livro é estarmos a lê-lo, mas com o computador ou IPhone ligado e conectado à Internet, de modo a podermos ir fazendo o ajustado zapping, localizando vídeos e toda a informação disponível e associada aos assuntos que se vão sucedendo no livro e tornando esses assuntos mais acessíveis e mais atrativos ao leitor. O objetivo é estabelecer-se uma interatividade on-line com textos ilustrados com imagens vivas, de forma a que o livro possa ser lido e estudado pelo maior número de interessados no seu conteúdo científico e histórico-cultural, independentemente das modalidades sensoriais de que se dispuser para o ler no seu todo, numa abrangência virtual tanto quanto possível inclusiva, contactando com a língua gestual portuguesa, audiodescrição, específicas condições de acessibilidade e usabilidade nos websites correlacionados com o conteúdo do livro. Trata-se de uma viagem pelo desenvolvimento sociocomunicacional e humano, desde a imanência pensante, do relacionamento e interação pessoal e social, na oralidade e na escrita, no desempenho de competências sociais e comunicacionais na evolução literácita e dos meios de comunicação, passando por alfabetos e meios logográficos enigmáticos, aumentativos e alternativos, evidenciando um percurso da imprensa até aos novos media e à sociedade em rede, num itinerário entrosante de quatro grandes caminhos histórico-culturais e científicos, sistematizados (e ampliados com uma cronologia dos principais acontecimentos na História dos Meios de Comunicação) e condensados em quarenta e seis subpontos. Vamos ler este livro, investigar e aprofundar domínios nele contidos e propor um maior aprofundamento e alargamento do seu conteúdo a integrar na próxima edição. Façamos isso, leitores e autor, num Abraço, sempre simbólico de algo de profundamente terno e gratificante que se troca com alguém, no emergente deleite do perfume e da cor da vida humana, que se funde na magia de uma mútua e fecunda manifestação, que só também a maravilha humana sabe ditar.Item Num novo paradigma para o Desenvolvimento Humano : «Comunicação e Cultura Inclusivas»(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Guerreiro, Augusto DeodatoA «comunicação e a cultura inclusivas» constituem o móbil de um amplo desenvolvimento biopsicossocial e humano, numa dimensão de igualdade de circunstâncias e de oportunidades para todos, com lugar e qualidade de vida para todos, independentemente de dificuldades como, por exemplo, sensoriocognitivas, sociocognitivas, sociocomunicacionais, intelectuais, psíquicas, patologias neurogénicas da comunicação. Trata-se de uma «viagem» concisa, «passeando» num paradigma novo para o desenvolvimento humano, o da «educomunicção inclusiva», uma aglutinação conceptual consubstanciada no polinómio «educação+comunicação/TIC+cultura+pedagogia», que é o caminhar livre e seguro, digno e socializante, numa perspetiva ecoevolutiva humana profícua e eticizante da vida.Item