Percorrer por autor "Henrique, Sofia Vital Baptista"
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Item Pintura mural, património e ecossistema local : motivação e cooperação no ensino das artes visuais(2023) Henrique, Sofia Vital Baptista; Marques, Inês Maria Andrade, orient.O presente estudo resultou de uma investigação realizada no âmbito da prática pedagógica educativa supervisionada, numa turma do curso de Artes Visuais do 12º ano, no ano letivo de 2021/22, composta por 11 alunos(as) inscritos(as) na disciplina de Oficina de Artes. Apresenta uma reflexão sobre a importância do ensino das artes visuais em pleno século XXI e como devem de ser transmitidos os conteúdos artísticos, perante o cenário da Pós-modernidade, fundamentada a partir da revisão da literatura. Reflete sobre a importância de abordar meios e técnicas de expressão da arte contemporânea, novas linguagens artísticas, nomeadamente da Street Art e de transmitir esse conhecimento como estímulo aos(às) alunos(as) jovens que se revêm nestas manifestações artísticas. Foram também, aprofundadas estratégias que levam a uma prática educativa reflexiva e humanística, procurando promover a motivação e a cooperação em sala de aula, numa prática educativa aberta à comunidade de dentro e de fora da escola. Procurou-se dar aos(às) alunos(as) referências de nomes ligados à arte contemporânea, promovendo assim o conhecimento artístico e a objetivação de alvos para a sua vida académica futura. Numa perspetiva da construção de um objeto artístico com uma abordagem temática sobre o património local e a sensibilização/consciencialização para a preservação do ecossistema com o tema – Mural: Património e Ecossistema local – foi realizado um estudo empírico. A metodologia de investigação usada foi a/r/tografia, devendo-se, principalmente, ao facto ter sido conduzido, estruturado e aplicado aos olhos de uma professora e artista plástica, refletindo sobre estes dois universos que se cruzam e se misturam em sala de aula que tanto têm de antagónicos como de análogos. Da pesquisa em artes resultou a criação de um objeto artístico projetado e pintado num espaço aberto à comunidade educativa. Os resultados aferidos mostram o potencial artístico alcançado pelos(as) alunos(as), a sua capacidade de reflexão, o seu espírito crítico e analítico perante o desafio proposto da pintura de um mural. As evidências e os dados apresentados, para além dos trabalhos gráficos e plásticos realizados, ao longo do desenvolvimento da unidade didática, podem ser compreendidos através da leitura das reflexões escritas pelos(as) alunos(as) e pelo próprio objeto final – o mural – que tanto beneficiou as aprendizagens dos alunos quanto empoderou, do ponto de vista artístico, a Escola Secundária Marquesa de Alorna de Almeirim onde foi realizada a investigação.