Percorrer por autor "Kahn, Pierre"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Sauver les lettres, sauver l’école : une défense de gauche de l’enseignement traditionnel?(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Kahn, Pierre; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA existência de um movimento tradicionalista em matéria de ensino é assinalada em França desde o início da década de 1970. Caracterize-se pelo combate contra o “pedagogismo”, acusado de provocar o desaparecimento das exigências próprias à transmissão normal da cultura escolar. Ora, este conservadorismo escolar pôde por vezes enunciar-se do ponto de vista de um ideal político de esquerda. Como compreender esta aparente contradição. O artigo explora duas hipóteses. O primeiro centra-se na ideia “de emancipação”, herdeira do Iluminismo e particularmente de Condorcet: a escola para cumprir a sua missão emancipatória, não deve renunciar à cultura que transmite. A segunda hipótese é mais “marxizante”: o “pedagogismo”, renunciando a uma escola culturalmente exigente, enfraquece o espírito crítico e está ao serviço de um capitalismo globalizado.