Percorrer por autor "Lage, Joana, orient."
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Item Avaliação da qualidade do ar interior em escolas(2021) Burihan, Juliana; Lage, Joana, orient.O estudo da Qualidade do Ar Interior (QAI) é uma questão fundamental, dado que, atualmente, as pessoas passam cerca de 90% do seu dia em ambientes interiores. Esta questão torna-se ainda mais relevante quando se discute esta problemática nas escolas, espaços aglomeradores de uma faixa mais sensível e suscetível da população, as crianças e os jovens. Esta dissertação pretende analisar a QAI de edifícios escolares localizados nas zonas urbanas de Lisboa e Loures. Para tal, realizou-se a monitorização das concentrações dos poluentes CO, CO2, COV, PM2.5, PM10 e Aldeídos em 12 salas de aula de 6 escolas. Os resultados deste estudo demonstram que vários poluentes apresentam níveis de concentração acima dos parâmetros permitidos pela Legislação Portuguesa, Europeia e Organização Mundial da Saúde (OMS), nomeadamente o CO2 com valores muito acima do valor limite, o PM2.5 também com excessos em quase todas as escolas e o PM10 com valores superiores em 33% dos estabelecimentos de ensino. Este cenário apresenta-se preocupante, já que os jovens passam muito tempo do seu dia no interior das escolas e a garantia de condições saudáveis é fundamental para a sua aprendizagem e bem-estar. Neste sentido, ações como garantir um correto dimensionamento das salas e ventilação face ao número de ocupantes, e evitar exposição a fontes de poluentes exteriores ou interiores nas escolas são fundamentais.