Percorrer por autor "Libano, Mariana Ubaldo"
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Item O efeito moderador da vinculação na associação entre a coparentalidade e a satisfação conjugal em mães de crianças em idade pré-escolar(2018) Libano, Mariana Ubaldo; Lamela, Diogo, orient.A investigação tem demonstrado associações significativas quer entre a cooperação coparental quer o conflito coparental e a satisfação conjugal. No entanto, pouco tem sido estudado sobre o potencial efeito moderador da vinculação materna ao parceiro íntimo na associação entre estas variáveis. Assumindo a importância de compreender potenciais fontes de variabilidade interindividual na associação entre a coparentalidade e a satisfação conjugal, o presente estudo teve quatro objetivos. Os dois primeiros foram testar o efeito moderador da ansiedade de vinculação na associação entre a cooperação coparental e a satisfação conjugal e na associação entre o conflito coparental e a satisfação conjugal. No terceiro e quarto objetivos pretendeu-se testar o efeito moderador do evitamento de vinculação entre a cooperação coparental e a satisfação conjugal e na associação entre o conflito coparental e a satisfação conjugal. Foi conduzida uma recolha de dados online, usando um design transversal, onde as participantes responderam a questões relacionadas com as variáveis de estudo. Participaram no estudo 241 mães de crianças até à idade pré-escolar. Os resultados demonstraram que mães com ansiedade de vinculação apresentaram níveis menores de cooperação coparental e de satisfação conjugal. Assim como mães que apresentaram níveis elevados de conflito coparental apresentaram baixa satisfação conjugal. Quanto às participantes com evitamento de vinculação, estas relataram níveis inferiores de cooperação coparental e baixa satisfação conjugal assim como níveis elevados de conflito coparental e baixa satisfação conjugal. Foi possível verificar também que, a vinculação das mães modera a associação entre a coparentalidade e a satisfação conjugal. Foram discutidas as limitações e as implicações clínicas do presente estudo.