Percorrer por autor "Lima, Isabel Maria Albuquerque da Costa"
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Item Desenvolvimento da competência científica em atividade laboratorial de ciências naturais(2014) Lima, Isabel Maria Albuquerque da Costa; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo apresentado tem como finalidade averiguar de que forma a atividade laboratorial promove o desenvolvimento da competência científica, de alunos do 3º Ciclo. Interessa verificar se a o trabalho laboratorial promove a aprendizagem dos alunos, em Ciências Naturais, traduzindo-se numa melhoria dos resultados escolares. A escolha do tema relaciona-se com o facto de a competência científica constituir um reforço curricular, presente nas unidades de ensino e nas práticas de ensino atuais, com enfoque CTSA, alfabetização científica e educação ambiental. O ensino das Ciências, orientado para o desenvolvimento da competência científica, implica que o aluno se capacite, concetual e metodologicamente, para solucionar situações-problema, tanto em sala de aula como no seu meio sociocultural O estudo de caso, de natureza qualitativa-quantitativa, foi realizado numa escola básica de segundo e terceiro ciclos do concelho de Barcelos, em cinco turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, nas aulas de Ciências Naturais. Os resultados da pesquisa comprovam que os alunos desenvolveram atividades laboratoriais, entre pares, com maior frequência e diversidade. A atividade laboratorial promoveu a aprendizagem dos alunos, relativamente aos conhecimentos científicos, envolvendo o conhecimento de conceitos e procedimentos, bem como o aprofundamento de competências e capacidades, essenciais para o conhecimento científico e o desenvolvimento integral do aluno. Por último, os discentes evidenciaram a perceção de um percurso de aperfeiçoamento, desde o início do ano letivo, que se traduziu em melhores resultados escolares. Assim, comprovou-se que a realização de atividades laboratoriais favoreceu o conhecimento científico, o trabalho de grupo e a responsabilidade, nos alunos que participaram no estudo de caso.