Percorrer por autor "Lopes, Maria Fernanda, orient."
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Item A coordenação pedagógica no desenvolvimento profissional do educador de infância em contexto de creche(2014) Fialho, Ester Carminda Rodrigues da Silva; Lopes, Maria Fernanda, orient.Este projeto pretende perceber de que forma a coordenação pedagógica está implicada e pode ajudar ao desenvolvimento profissional do educador de infância em creche. Pela analise e estudo efetuados percebeu-se a importância do trabalho colaborativo, quais as condições necessárias e o papel da coordenadora pedagógica na sua implementação. Foi imperativo consciencializar as educadoras da importância das práticas colaborativas e reflexivas como fundamentais para o seu desenvolvimento profissional. Apostou-se numa investigação qualitativa abordada em três partes: primeiramente, pela técnica da entrevista, objetivou-se perceber a perceção e a realidade do papel da coordenadora pedagógica no que diz respeito a formação continua e ao desenvolvimento profissional das educadoras, tendo em conta todas as constrições prementes. Aferiu-se de que forma são promovidos os processos de formação e colaboração e qual a implicação e motivação da equipa na sua escolha. Posteriormente, procurou-se responder aos objetivos da investigação analisando as entrevistas, complementando-se com uma análise documental referente à regulamentação interna, funções e legislação, relativas ao papel da coordenação pedagógica no contexto de creche municipal. Foi feita uma abordagem sobre a Creche para de seguida se dar a conhecer o contexto concreto onde incidiu o estudo de caso e se poder perceber as suas particularidades e limitações. Seguidamente, tendo em conta o perfil do educador e o seu desenvolvimento profissional, referiu-se a importância, competências e relevância da ação da coordenadora pedagógica no incentivo à formação em contexto do educador de infância. Finalmente, foram propostas uma série de ações que pudessem dar resposta ao problema inicial.Item Pertinência e eficácia do projeto educativo na dinâmica da qualidade do ensino aprendizagem e na identidade do agrupamento(2012) Almeida, Célia Barão Guerreiro de; Lopes, Maria Fernanda, orient.O equacionar a dicotomia existente entre os pressupostos teóricos que fundamentam a razão da existência de um projeto educativo como documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou de escolas não agrupadas e a realidade, em contexto, onde por vezes, é percetível a comunidade não conhecer, identificar e se rever no projeto educativo, perdendo toda a sua função de documento de identidade participativa e operativa, remete para a necessidade de analisar e compreender a dinâmica do projeto educativo, importando perspetivar qual a pertinência e a eficácia do projeto educativo na dinâmica da qualidade do ensino aprendizagem e na identidade do agrupamento? O estudo empírico realizado em contexto permitiu identificar e fundamentar a problemática explicitada, enquanto o projeto de intervenção proposto pretendeu ser uma resposta a essa problemática e à dinâmica operativa do projeto educativo. A pertinência e a eficácia de um projeto educativo verificam-se quando a própria escola e a sua comunidade, se questionam sobre a sua realidade e definem de forma participada, partilhada e responsável, como prioritário uma estratégia resultante da necessidade concreta, consubstanciando o projeto num instrumento de gestão estratégica de qualidade no ensino aprendizagem. A operacionalização de um projeto educativo resultante e transmissor da identidade da escola tornará este projeto num promotor da sua eficácia ao ter em conta a criação de mecanismos de difusão e de apropriação da sua cultura, bem como de reflexão e consolidação de uma cultura de auto – avaliação. Os constrangimentos a ter em conta não poderão ser vistos como limitadores mas, como desafios que necessitam de ser analisados e compreendidos, para assim se puderem ultrapassar.Item Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula(2015) Nunes, Diamantina Maria Sobreira; Lopes, Maria Fernanda, orient.Esta investigação tem por base o trabalho pedagógico desenvolvido na Escola do Ensino Básico 2, 3 de Ruy Belo e pretende conhecer a importância dos professores investigarem as suas próprias práticas através da reflexão e o trabalho colaborativo. Deste modo, surge a questão de investigação principal - De que forma o professor investigador contribui para a melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula? – à qual procuramos responder com a apresentação de um projeto de (auto)formação com base em sessões de reflexão. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre o professor investigador, práticas reflexivas, trabalho colaborativo e relação pedagógica. Este estudo, de natureza qualitativa, está centrado na análise documental dos documentos orientadores do agrupamento nomeadamente o projeto educativo (PE), o plano plurianual de melhoria, o projeto TEIP e, também, o relatório de Acompanhamento de Ação Educativa 2013/2014 elaborado pela Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC). A análise de conteúdo aponta que a escola tem dificuldade em criar momentos de reflexão e colaboração a não ser, pontualmente, quando promove ações de formação. Também nas reuniões de grupo disciplinar e conselhos de turma se desenvolve algum trabalho de reflexão, embora não seja significativo, devido à excessiva burocratização que ocupa a maior parte do tempo. Contudo os professores costumam criar esses momentos informalmente. Estes momentos, geralmente, surgem diariamente nos intervalos porque precisam de falar sobre os problemas comuns que enfrentam na escola e na sala de aula com vista a resolvê-los. Esta troca de conhecimento e experiências é muito enriquecedora. Deste modo, pretende-se, através de atividades reflexivas e colaborativas, a melhoria das práticas letivas em sala de aula, promovendo-se, a qualidade de ensino e o sucesso educativo.Item Projeto educativo: o teatro na performance pedagógica(2013) Ferreira, Teresa Alexandra de Azoia; Lopes, Maria Fernanda, orient.O presente estudo diz respeito a uma investigação-ação baseada na implementação de uma atividade de teatro na área curricular não disciplinar de área de projeto no ano letivo de 2010-2011, com uma turma do 9º ano de escolaridade. A ideia nasceu da crescente falta de motivação, empenho, autonomia e responsabilidade pelas tarefas escolares por parte dos alunos, a par da imensa baixa autoestima, intolerância, pouco respeito e pouca solidariedade pelos outros. A atividade realizada, para além de querer incentivar os alunos para a realização de atividades culturais, ausentes no quotidiano dos mesmos, pretendia, também, estimular o desempenho escolar dos alunos, potenciar o desenvolvimento pessoal e social dos mesmos e reduzir o absentismo escolar, indo de encontro ao preconizado no projeto educativo. Efetivamente, à medida que o projeto progredia, foi possível testemunhar uma gradual alteração de comportamentos, tornando-se notórias as manifestações de criatividade proporcionadas pela crescente valorização pessoal, desenvolvimento da autonomia e respeito pelo outro favorecendo a realização de um projeto comum. Através da análise de inquéritos, bem como outros documentos, este testemunho visa aferir se a conceção de projetos de teatro inserido no projeto educativo é importante e se, por isso, os alunos são estimulados e sensibilizados para a aquisição de determinadas competências contribuindo para o seu crescimento pessoal e social. Em primeira instância, saber se é possível entender o teatro como uma ferramenta pedagógica importante que pode ser fundamental para a promoção do sucesso do aluno na escola. O trabalho segue uma metodologia de estudo de caso considerando-se a análise de dados proveniente de diferentes fontes e instrumentos como a observação participante, registos de arquivo pessoal, os documentos produzidos pelos alunos, os questionários e os artefactos que testemunham a aplicabilidade deste tipo de projetos na escola. A revisão de literatura debruça-se sobre quatro aspetos basilares para a realização de projetos de teatro na escola e a sua importância ao nível do projeto educativo. Este trabalho pretende, assim, demonstrar como é relevante a conceção de projetos de teatro no âmbito do projeto educativo considerando que através desta prática é possível estimular e sensibilizar os alunos a dotarem-se de competências, contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social e, consequentemente, o seu sucesso escolar.Item Promoção da autonomia do agrupamento de escolas : o projeto de intervenção do diretor(2014) Parreira, Elsa Maria Da Silva Nunes; Lopes, Maria Fernanda, orient.O Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, estipula que qualquer candidato a diretor de agrupamento de escolas ou escola não agrupada tem que conceber e apresentar no ato da sua candidatura um Projeto de Intervenção. Com o presente trabalho, baseado numa metodologia de trabalho de projeto, pretende-se elaborar o Projeto de Intervenção do diretor de um agrupamento de escolas. O Projeto de Intervenção assenta num conjunto de ações programáticas que têm como objetivo responder às necessidades educativas do agrupamento e visam promover a qualidade e adequação do sistema educativo local aos desafios de uma sociedade cada vez mais exigente. Também se pretende mostrar a importância desse conjunto de ações face aos problemas diagnosticados, explicitando as estratégias de intervenção propostas e os recursos que deverão ser mobilizados. A escola é a organização fundamental para perceção e apropriação da herança cultural, contribuindo para a transformação social, refletindo constantemente o seu papel, procurando a construção de novas visões sobre o modo de estar e de atuar nos diferentes espaços sociais onde interage. O novo modelo de gestão preconizado pelo Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, atribui ao Diretor um conjunto variado de funções, para as quais, acima de tudo, exige ser um educador, necessita de ser a alma mater. Tal pressuposto implica ser conhecedor do meio sobre o qual recai a sua ação: os alunos, docentes e não docentes, pais e demais parceiros. Também aqui o Projeto de Intervenção reflete esta forma de previr o futuro, tornando-se o Diretor como elemento próativo de todo o processo, garante da realização da “visão” como estratégia de execução da “missão” organizacional escolar.Item A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos(2014) Silva, Fátima Maria Ribeiro da; Lopes, Maria Fernanda, orient.Este trabalho de projeto destina-se a uma reflexão sobre a renovação dos Conselhos de turma (CT) da escola, como momentos de reunião privilegiados para as práticas colaborativas entre os professores, visando a gestão e adequação dos currículos das disciplinas ao contexto das turmas. O questionamento subjacente à reflexão sobre o percurso profissional conduziu à identificação da situação problema e à formulação da questão de partida: como desenvolver o trabalho colaborativo de articulação curricular entre as disciplinas de Ciências Físico-Químicas (CFQ), Ciências Naturais (CN), Geografia e Língua Portuguesa (LP), que assegure a construção do Projeto Curricular de Turma (PCT) / Plano de Trabalho da Turma (PTT), numa turma do sétimo ano? Com este projeto pretende-se analisar as práticas colaborativas de articulação curricular entre as disciplinas de CFQ, CN, Geografia e LP, conducentes à construção do PCT / PTT numa turma do sétimo ano. A análise de conteúdo efetuada às entrevistas permitiu constatar que o trabalho colaborativo de articulação curricular não está implementado nos CT. Tendo por base o referido, propõe-se como plano de intervenção uma oficina de formação que tem como objetivo a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo de articulação curricular, constituindo um testemunho vivo de melhores práticas dentro do CT conducentes a um refletido PCT / PTT.Item A supervisão da formação contínua de professores para o cumprimento das metas do projeto educativo(2012) Correia, Alice do Carmo Óca; Lopes, Maria Fernanda, orient.O professor representa um importante papel na escola, enquanto pessoa e profissional, como professor ou supervisor. Para que se mantenha atualizado nas funções que desempenha, revela-se fundamental a frequência de ações de formação contínua, ao longo de toda a vida profissional. O projeto educativo de escola é considerado, legalmente, um dos documentos de importância estratégica para a escola e nele deverá constar a questão da formação contínua de professores. Por esse motivo, este projeto pretende investigar, no contexto particular de uma escola, de que modo as necessidades de formação do pessoal docente estão previstas no projeto educativo e de que modo as mesmas são posteriormente articuladas com o plano de formação, para se constituírem como uma resposta formativa eficaz. Da análise de conteúdo efetuada concluiu-se que o projeto educativo não prevê a formação do pessoal docente, não estão implementadas práticas de supervisão no campo da formação e não há qualquer articulação deste documento com o plano de formação. A formação prevista no plano de formação também não prepara os professores para responderem às metas definidas no projeto educativo e, para colmatar esse facto, foi construído um plano de ação de formação sobre o tema da indisciplina, situação identificada como a mais problemática para a escola resolver.Item A supervisão na organização escolar: que papel na construção e operacionalização do plano de prevenção e emergência(2013) Pereira, Nuno Álvares; Lopes, Maria Fernanda, orient.Este trabalho encontra-se inserido na modalidade de ação e supervisão pedagógica e pretende contribuir para a elaboração e implementação do Plano de Prevenção e Emergência num estabelecimento de ensino, tendo em conta as normas e portarias em vigor. A responsabilidade pela segurança nos estabelecimentos de ensino é do órgão de gestão, este nomeia o delegado para a segurança, a quem delega competências, entre as quais a supervisão pedagógica. A supervisão pedagógica tem em conta as medidas de prevenção e os procedimentos de segurança a adotar para cada situação de emergência, quer se trate de alarme, socorro a pessoas em perigo ou alertas e evacuações. A informação e sensibilização da comunidade educativa, com vista à adoção de comportamentos de segurança, é indispensável, não só para evitar os acidentes, como para que cada elemento saiba exatamente como agir e compreenda a utilidade das suas atitudes perante uma emergência. O cumprimento das normas de segurança constantes do Plano de Prevenção e Emergência é da responsabilidade de toda a população escolar que, com base neste cumprimento, reforçará o conceito de segurança participada e de responsabilidade cívica.