Percorrer por autor "Lopo, Teresa Teixeira"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
Item AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura(Edições Universitárias Lusófonas, 2021-03-10) Rosa, Vítor; Dantas, Lucimar; Lopo, Teresa Teixeira; Leal, Maria Clara; Almeida, Everaldo dos Santos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente trabalho de investigação, Avaliação Pedagógica de Resultados Escolares e Literacia de Leitura (AVAL), desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), decorreu entre 2020 e 2021.Item The OECD again: legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979–1993)(Edições Universitárias Lusófonas, 2021-06-30) Teodoro, António; Lopo, Teresa Teixeira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis paper presents an analysis of the examination of Portugal’s education policy conducted by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) in 1987 as well as of its role in the legitimation of a new vocationalism. In particular, the focus is on the key recommendation put forward in the examiners’ report regarding the investment in the initial professional qualification of young people and its relation with the creation, in 1988, of a new administrative body within the Portuguese Ministry of Education tasked with coordinating the system of non-higher education in the area of technological, artistic and professional education, responsible for launching the professional schools in 1989, and also the technology courses at secondary-school level in 1993. The results of our analysis suggest that it was this examination by the OECD that effectively paved the way for the renascence of professional education in Portugal, but now rethought and redefined as a socially regulated, extended and grounded form of vocationalism.Item The political decision on Portugal’s entry into PISA : a research note(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lopo, Teresa Teixeira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoIn this article we carry out a preliminary reconstitution of the genealogy of the political decision to integrate Portugal in PISA (Programme for International Student Assessment), promoted by the Organisation for Economic Co-operation and Development, made in 1999 and implemented in 2000. For this we used a comprehensive analysis of newspaper articles, legal texts and documents on education policy as well as of interviews with relevant political actors. The first results of this analysis suggest that the decision, which was not unanimous among the government members with responsibilities in the education field, was taken by normative emulation, and aimed to consolidate a particular direction of the national education policy.Item Recherche en éducation et discours institutionnels sur l’École : débats et approaches critiques : entretien avec Cédric Fluckiger, didacticien de l’informatique(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Bernardo, Luís Manuel; Bart, Daniel; Lopo, Teresa Teixeira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Think tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação(FahrenHouse, 2020) Lopo, Teresa Teixeira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNesta comunicação propomo-nos analisar e debater o tema da industrialização da investigação em educação num desdobramento da sua relação com a emergência de novos atores coletivos dedicados ao trabalho científico sobre educação, com destaque para os think tanks portugueses, a sua organização, características e processo de afirmação na esfera pública, e a sua influência na decisão sobre políticas educativas.Item A tomada de decisão política sobre a participação no PISA : Portugal à procura de uma pertença global(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Lopo, Teresa Teixeira; Borges, Leonor Calvão; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo procuramos reconstituir o processo de decisão política sobre a entrada de Portugal no PISA (Programme for International Student Assessment), no arco temporal que mediou entre a tomada de posse do XIII Governo Constitucional, em 1995, e a divulgação, em 2001, dos resultados da primeira participação dos alunos portugueses neste inquérito internacional. Do ponto de vista metodológico, privilegiou-se uma abordagem qualitativa centrada na análise compreensiva de docu mentos de política educativa, incluindo textos legais (e.g., decretos-lei, decretos regulamentares, portarias), programa de governo, discursos de apresentação e debates parlamentares realizados em seu torno e, ainda, entrevistas em profundidade a atores políticos relevantes em cargos governamentais no período em estudo e a dirigentes envolvidos na coordenação da primeira participação portuguesa no PISA. Do ponto de vista teórico, mobilizaram-se contributos sobre, por um lado, a emergência, mobilização e disseminação das avaliações internacionais de larga escala e, por outro, sobre os fundamentos da participação dos países nessas avaliações. Os resultados da nossa análise sugerem que a decisão política sobre a participação de Portugal no PISA, que não foi unânime, terá sido tomada por emulação normativa e visou consolidar uma direção particular da agenda da política educativa nacional.Item Why did Portugal enter PISA? Divergent political views, the national agenda and the OECD push(Edições Universitárias Lusófonas, 2024-01-12) Lopo, Teresa Teixeira; Teodoro, António; Borges, Leonor; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThe purpose of this article is to reexamine the decision-making process on Portugal’s entry into PISA (Programme for International Student Assessment). The analysis indicates that the decision, which was not unanimous among the government members with responsibilities in the education field, was made in a context of normative emulation, with the goal of strengthening a specific direction of the national educational agenda | O objetivo deste artigo é reexaminar o processo de decisão sobre a entrada de Portugal no PISA (Programme for International Student Assessment). A análise indica que a decisão, que não foi unânime entre os membros do governo com responsabilidades na área da educação, foi tomada num contexto de emulação normativa, com o objetivo de reforçar uma orientação específica da agenda educativa nacional.