Percorrer por autor "Macagno, Fabrizio"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Evaluation and promotion of argumentative reasoning among university students : the case of academic writing(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Rapanta, Chrysi; Macagno, Fabrizio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsperam-se duas aptidões essenciais ao raciocínio crítico, adquiridas pelos estudantes como resultado da sua educação formal: o uso da evidência para justificar as suas posições e a consideração de objeções ou opiniões contrárias na construção das mesmas. Estas aptidões, inteiramente manifestadas no raciocínio argumentativo, não têm sido suficientemente investigadas nos estudos sobre a educação superior. O presente estudo de caso de âmbito exploratório aclara um tipo específico de raciocínio argumentativo, particularmente importante para alunos de pós-graduação: a escrita académica baseada na argumentação. Foi desenvolvido um seminário para doutorandos, de 22 horas letivas, com base em dois dos principais conceitos da Teoria da Argumentação, nomeadamente os esquemas argumentativos e as suas versões heurísticas, conhecidas como para-esquemas. O curso foi ministrado a sete estudantes do primeiro ano de doutoramento numa Universidade pública portuguesa. As aptidões de raciocínio dos estudantes foram avaliadas na base nos textos escritos antes e depois do curso, cuja duração foi de três meses. Utilizou-se um método de avaliação misto (qualitativo e quantitativo). Observou-se uma mudança significativa na escrita académica dos participantes, nomeadamente um aumento do uso de estratégias argumentativas válidas e uma redução de estratégias não fundamentadas. Conclui-se o estudo apresentando recomendações tanto para o ensino da escrita académica como para a promoção de aptidões de raciocínio crítico ao nível da pós-graduação.