Percorrer por autor "Machado, Maria Isabel Pacheco Cunha"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Cooperar para aprender: um estudo de investigação-ação no ensino-aprendizagem da gramática portuguesa(2015) Machado, Maria Isabel Pacheco Cunha; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo que se apresenta pretende averiguar de que forma a investigação-ação pode constituir uma estratégia de promoção colaborativa de inovação educativa e mudança de práticas, aplicada ao ensino-aprendizagem da gramática, através da implementação de um Projeto de Oficina de Gramática, na disciplina de Português. A pesquisa apoia-se num paradigma predominantemente qualitativo, configurando um estudo de caso, envolvendo estudantes e docentes de 9º ano, de uma escola do distrito do Porto. A investigação engloba duas vertentes. A primeira tem como sujeitos os estudantes, através da aplicação de testes de avaliação interna e externa de 9º ano e de inquéritos por questionário, no final das sequências didáticas. Em triangulação, a segunda vertente focaliza as perceções das docentes participantes, acerca da intervenção pedagógica em Oficina de Gramática, abrangendo os registos de investigação-ação, o inquérito por entrevista à professora colaboradora e as notas de campo da investigadora. A análise dos resultados permite concluir que a investigação-ação, ao aperfeiçoar o trabalho colaborativo entre professoras e estudantes, ao longo de um ano letivo, possibilitou, em simultâneo, o desenvolvimento profissional docente e discente. Permitiu, ainda, verificar que a utilização do método de aprendizagem cooperativa contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, no domínio da gramática, bem como para o reforço de valores, como a partilha e a solidariedade. Em consequência, é significativa a evolução dos discentes, no domínio da gramática e nos resultados académicos, à disciplina de Português.