Percorrer por autor "Marchi, William Ricardo de Almeida"
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Item Políticas públicas, dos direitos às práticas sociais : o autismo na perspectiva dos profissionais(2021) Marchi, William Ricardo de Almeida; Benavente, Ana, orient.As práticas sociais constitucionalmente garantidas ainda não foram efetivadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Essas questões ainda permanecem em campos obscuros e permeados de práticas insuficientes e distantes das garantias legais a estes designadas. A presença desse desfasamento entre a teoria e a prática está apontada em estudos anteriores, havendo, assim, emergente necessidade de procedimentos e novos estudos geradores de condições rumo ao desenvolvimento efetivo de tais processos. Objetivando analisar o que dizem os profissionais que atuam no atendimento/acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA sobre os direitos, as políticas públicas existentes e processos de intervenção adotados para a evolução e inserção social e educacional desses, o presente estudo investigativo buscou identificar o que sabem os profissionais sobre os direitos previstos no arcabouço jurídico relativo às pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, bem como conhecer os relatos dos profissionais sobre as práticas que consideram caracterizar as intervenções junto à essas pessoas, para depois comparar as garantias propostas na legislação com a efetivação observada nas falas dos referidos sujeitos. No estado da arte foram direcionados autores conceituados e pertinentes para constituição do estudo investigativo segundo as especificidades encontradas em cada capítulo e utilizadas documentações e legislações específicas para embasar as análises e questões legais apontadas neste. Tratou-se de investigação científica acadêmica de natureza qualitativa, via coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com procedimentos metodológicos de Análise de Conteúdo, pautados em abordagem pragmática cujo objetivo esteve em investigar o possível para transformar. As análises das falas dos sujeitos entrevistados comprovaram o desfasamento existente, restando evidenciado que todos esses profissionais sofrem com as barreiras da inclusão social, não encontrando meios, modos ou oportunidades de desenvolvimento, destacando-se a necessidade quanto ao aprofundamento de políticas públicas adequadas para permear tais obstáculos, num unânime clamor por Educação. Com foco nas necessidades dos próprios profissionais, das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e suas famílias identificadas nas falas dos sujeitos, foram, ao final, ofertadas proposituras de políticas públicas adequadas, direcionadas às áreas jurídica, assistencial, clínica e educacional.