Percorrer por autor "Mariano, Eder Rodrigo"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As artes marciais & desportos de combate no contexto do ensino na educação física escolar : efeitos da práxis pedagógica na concepção de estudantes(2022) Mariano, Eder Rodrigo; Monteiro, Luís Fernandes, orient.Os estudos sobre o ensino das Artes Marciais e Desportos de Combate (AM&DC) no contexto da Educação Física escolar são escassos, no Brasil. A literatura científica alvitra várias pistas e propostas para a abordagem das AM&DC, mas carecem as investigações sobre a temática em diferentes períodos escolares e com objetivos distintos, que envolvam a intervenção pedagógica e os seus efeitos. Com o objetivo de colmatar esta lacuna, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, no âmbito da Educação, procurando revelar o efeito das práxis pedagógicas das AM&DC na opinião e perceções dos estudantes do ensino secundário. Em termos metodológicos, foram realizados 6 encontros semanais, com uma aula teórica e prática subsequentes, com a duração de 50 minutos cada. Foram contempladas nesta análise 13 modalidades de AM&DC: Judô, Jiu-Jitsu, Sumô, Huka-Huka, Greco-Romana; Boxe, Capoeira, Karatê, Muay-Thai e Taekwondo; Esgrima (Espada, Sabre, Florete). A população-alvo da pesquisa abrangeu 150 alunos do ensino secundário, distribuídos em 5 turmas. Para ingressar na pesquisa os alunos teriam que apresentar o consentimento e serem autorizados pelos pais e responderem ao inquérito por questionário aplicado no início e no final do estudo. Só foram incluídos no estudo os alunos que participaram, no mínimo, em 8 (75%) aulas. Para análise dos conteúdos das respostas adotou-se a análise categorial de Bardin, a codificação e planificação dos dados recorrendo ao ‘Statistical Packaged for the Social Sciences’ (SPSS). Na análise estatística dos dados teve-se em conta o teste não paramétrico de Wilcoxon. Com a definição de um Modelo de Análise Desagregado, adotou se as dimensões educacional, cultural, social e motora para discussão das respostas. Em termos de resultados, verificou-se que houve um efeito positivo na opinião e percepção dos alunos sobre o significado e a finalidade das AM&DC na Educação Física. Para esse efeito, registou-se a eficácia das aulas na mudança de perspectiva discente no que diz respeito aos aspectos educacionais e culturais, reconhecidos como fundamentais na sua formação pessoal. Devido às práticas de AM&DC os alunos revelaram o impacto positivo na promoção das relações sociais, no combate ao preconceito de género e à exclusão. Conlui-se, no aspecto das capacidades físicas que o efeito da práxis pedagógica resultou em melhorias no tempo de reação e na aprendizagem de novos movimentos, segundo a perceção dos alunos.