Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Marinho, Sandra Carina Bandeira da Silva"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Aprender, a sentir : estratégias de ensino sinestésicas no ensino das artes visuais
    (2024) Marinho, Sandra Carina Bandeira da Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Brás, José V.
    Esta dissertação tem como objetivo investigar e analisar o impacto das estratégias de ensino sinestésicas na melhoria da aprendizagem no ensino de Educação Visual do 3.º ciclo. O ensino da arte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criatividade, da expressão individual, assim como nas capacidades cognitivas dos alunos. Englobar no ensino artístico estratégias sensoriais inesperadas, estimula a curiosidade e pode enriquecer de forma significativa essa experiência e a aprendizagem. O presente estudo inicia-se com a contextualização teórica, descrevendo-se a importância do ensino artístico para o desenvolvimento educacional no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, seguido por uma exploração das abordagens que enfatizam a integração de experiências sensoriais para melhorar o ensino e a aprendizagem. Estas estratégias de ensino envolvem o uso simultâneo de diferentes estímulos sensoriais, como tato, visão, audição, olfato, paladar e propriocepção, para estimular a perceção e a compreensão dos conceitos artísticos. Além disso, a pesquisa discute os efeitos positivos desta abordagem na motivação dos alunos, considerando que a sua utilização é um fator relevante na geração de maior envolvimento e interesse. Através da experimentação e da exploração sensorial, os alunos podem desenvolver uma ligação mais profunda com os conceitos, materiais artísticos e até mesmo com os seus pares e professores, promovendo assim a sua expressão criativa, autoconfiança e uma relação de afetividade, o que proporciona uma aprendizagem significativa. Neste sentido, este estudo também pretende analisar se estas abordagens podem ter impacto na aquisição e retenção dos conteúdos através da memória e consequentemente na avaliação dos alunos. À guisa de conclusões, a tese utiliza a metodologia de investigação-ação e abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa, como pesquisas e revisões bibliográficas, observações e estudos de caso, para avaliar o impacto das estratégias de ensino sinestésicas na aprendizagem das artes visuais do 3.º ciclo. Os resultados revelam melhorias nas capacidades artísticas dos alunos e um aumento geral no entusiasmo pela aprendizagem, assim como uma perceção de melhores resultados por parte dos alunos. Ao nível da avaliação, apesar de não se evidenciar uma progressão significativa de um ano para o outro, na disciplina de Educação Visual, quando comparada com a evolução das avaliações sumativas das restantes disciplinas, constata-se que a referida progressão é uma realidade. Este estudo ressalta a importância de incorporar estratégias de ensinos sensoriais no ensino das artes visuais, como uma estratégia eficaz para melhorar a aprendizagem, por via da curiosidade, melhorar a relação afetiva e emocional entre o professor/escola/aluno e motivar os alunos e desenvolver as suas capacidades criativas e cognitivas. Palavras-chave: sinestesias, sinestesia na arte, expressão artística, sentidos, motivação, sinestesia educacional, novas estratégias, artes visuais 3.º ciclo
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos