Percorrer por autor "Marques, Jacqueline, orient."
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Perceção do impacto da violência doméstica na gravidez e/ou pós-parto : estudo de caso(2023) Samarro, Maria Beatriz Lopes Pernes; Marques, Jacqueline, orient.A presente dissertação analisa e reflete sobre a temática da Violência Doméstica, onde se pretende entender o percurso de vida das mulheres vítimas de violência doméstica e compreender a perceção das mulheres sobre a Violência Doméstica e suas consequências, antes e durante a gravidez e no pós-parto. Este é um estudo exploratório, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia do estudo de caso. Para a recolha da informação utilizou-se a Entrevista Biográfica e a Entrevista Semiestruturada. A partir da entrevista biográfica construímos a história de vida das mulheres e posteriormente o biograma de cada uma delas. Numa segunda fase, a entrevista e a sua posterior análise de conteúdo permitiram concretizar os restantes objetivos. Foram criadas cinco dimensões que pretendiam responder aos objetivos. As participantes são mulheres vítimas de violência nas relações de intimidade com filhos. Os principais resultados: no percurso de vida das vítimas de violência doméstica constatou-se que com a violência doméstica as mulheres experienciaram acontecimentos negativos sucessivos e sentimentos negativos associados aos mesmo, após o fim da relação foi possível verificar que as mesmas identificavam acontecimentos e sentimentos positivos na sua vida; durante a gravidez foi possível verificar o aumento das situações de violência; durante a gravidez e depois de serem mães a perceção sobre a violência doméstica foi alterada, verificando que o principal fator para esta mudança foi a maternidade devido à preocupação constante em proteger os filhos para que estes futuramente não tenham sequelas da violência; referente às consequências da violência doméstica, foram a perda da autoestima, confiança, autonomia, dificuldades em fazerem novos amigos, dependência económica e financeira; as crianças ficam com problemas psicológicos, mau comportamento, carentes, inseguras, desconfiadas, maus resultados escolares e a perda da relação entre pais/filhos.Item As perceções sobre o ensino profissional(2023) Silva, Leonor Cardoso da; Marques, Jacqueline, orient.Em Portugal, assistiu-se no ano letivo 2004/2005 a uma reestruturação do ensino profissional. Este estudo tem como objetivo perceber as perceções dos alunos e dos docentes relativamente ao ensino profissional. Para o efeito, elaborou-se um estudo descritivo de natureza mista. Os dados foram recolhidos através do inquérito por questionários aos alunos do ensino profissional e CEF e a entrevista a docentes do mesmo tipo de ensino. Foram inquiridos um total de 56 alunos, 44 do ensino profissional do 10º,11º e 12º ano e os restantes 12 do ensino CEF do 7º,8º e 9º ano, no que se refere as entrevistas estas foram aplicadas a dois docentes do ensino profissional e a dois do ensino CEF. Concluiu-se que os alunos de ambos os tipo de ensino profissional, assim como os docentes entrevistados possuem uma visão e opinião positiva em relação ao ensino profissional. Os alunos inquiridos, na sua maioria, sentem-se realizados com o curso que frequentam e pretendem após o seu términus ingressar o mercado de trabalho. Destaca-se o facto de este tipo de ensino permitir a muitos jovens finalizar os seus estudos, aumentando, assim, a sua qualificação e capacidade de integrar o mercado de trabalho.Item O percurso de jovens para a autonomização(2022) Baptista, Rute Candeias; Marques, Jacqueline, orient.O presente estudo aborda o processo de autonomização de jovens em situação de perigo inseridas na resposta social de acolhimento residencial e apartamento de autonomização da Associação de Proteção à Rapariga e à Família (AIPAR). Com o estudo pretendeu-se conhecer a perceção das jovens em relação ao seu processo de autonomização das jovens. Tratou-se de um estudo descritivo de natureza mista. A recolha de dados foi laborada a partir de inquérito por questionário a nove jovens, do género feminino, que se encontram acolhidos na AIPAR. Os principais resultados obtidos na presente investigação permitiram concluir que a maioria das jovens se encontrava com expetativas para o momento da saída da instituição, no entanto, com a consciência de que as ajudas exteriores vão ser um apoio para o futuro. A participação na elaboração do seu projeto de autonomização foi referida pela maioria das jovens. A maioria tem como ambição ter um trabalho, continuar a estudar, ter uma família e, por fim, ter uma casa. As jovens consideram que desenvolveram um conjunto de competências que as capacita para a sua saída da instituição e autonomização, nomeadamente para as diferentes realidades diárias, para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da resiliência e da capacidade de lidar com os obstáculos, contratempos e sucessos após a saída da instituição.