Percorrer por autor "Marreiros, Filipe Gabriel Dias"
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Item Análise da associação entre a experiência profissional, perceção da motivação dos clientes e as estratégias motivacionais utilizados pelos personal trainers(2014) Marreiros, Filipe Gabriel Dias; Palmeira, António Labisa, orient.Objetivo O objetivo do estudo foi analisar a associação entre variáveis antecedentes (anos experiência, formação académica e perceção da motivação dos clientes) e a utilização das estratégias motivacionais, em personal trainers. Inicialmente fizemos uma revisão sistemática de literatura e seguidamente um estudo transversal. Método Numa primeira fase, foi conduzida uma pesquisa eletrónica estruturada, em duas bases de dados distintas, de acordo com o modelo PI[C]OS referenciado e recomendado nas guidelines do PRISMA. Numa segunda fase, no estudo transversal foram estudados 111 personal trainer através de questionários. Resultados A revisão sistemática de literatura teve como principais resultados que quer as pressões de cima, tais como a pressão no trabalho e padrões de desempenho, quer as pressões vindas de baixo, que neste caso são a perceção da motivação dos alunos ou atletas, vão influenciar o professor ao nível das suas necessidades psicológicas, afetando a sua autodeterminação, que vai por sua vez afetar indiretamente as suas estratégias motivacionais para com os alunos. Em relação ao estudo transversal, não existiram diferenças significativas na utilização de estratégias motivacionais entre os personal trainers licenciados e não licenciados, apenas houve associações significativas entre a utilização das estratégias motivacionais e a perceção que têm da motivação dos seus clientes, por parte dos personal trainers com mais anos de experiência. Conclusão As estratégias motivacionais de apoio dos profissionais estão associadas à perceção da motivação autónoma dos alunos/atletas. Os personal trainers com mais anos de experiência poderão ter uma maior sintonia na utilização das estratégias motivacionais em função da motivação percecionada em relação ao seu cliente.