Percorrer por autor "Melo, Carlos Alberto Santos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Constrangimentos ao Sucesso na Ação de Interceção da Bola no Futebol(2015) Melo, Carlos Alberto Santos; Vilar, Luís Pedro Camelo, orient.Esta tese tem como objetivo captar o modo como a performance no futebol emerge das propriedades contextuais do jogo e das capacidades individuais dos jogadores. Para alcançar este objetivo discutimos algumas ideias teóricas relevantes, apresentadas pela psicologia ecológica, com o foco na dinâmica ecológica, explicando que as acções emergem da interação entre constrangimentos do indivíduo e do contexto, em contraste, claro, com algumas perspetivas mais tradicionais da tomada de decisão. Inicialmente, começamos por ver qual a influência do tipo de resposta (verbalmotora) e da sequência de apresentação (ascendente-descendente) na percentagem de interseções de sucesso. Para o nosso estudo foi pedido aos participantes que executassem duas tarefas, a primeira de perceção (se julgavam ser possível intercetar uma bola respondendo apenas “Sim/Não”) e, depois, uma tarefa de ação (tentavam na realidade alcançar a bola). Em seguida, fomos ver qual a influência da velocidade dos participantes na percentagem de interseções de sucesso e quais os resultados em relação aos três grupos (lentos, médios, rápidos). O comportamento entre grupos foi comparado, com diferentes capacidades, no que toca à sua velocidade máxima. Por último, perceber das variáveis “ Altura”, “Peso”, “ Idade” e “Velocidade Máxima aos 20m”, quais as que mais influenciaram a habilidade dos atletas para intercetar a bola, variáveis preditoras dos valores da transição (velocidade requerida para interceção (RVI), a partir da qual as bolas deixam de ser intercetáveis). No fim, os resultados sugerem-nos que o acoplamento “perceção-ação” é vital, sendo proposto que se mantenha sempre este acoplamento entre a informação que os jogadores usam para agir e as ações características do jogo que promovem informações no contexto do jogo.