Percorrer por autor "Morais, Daniela Solange Costa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Divulgação de informação sobre responsabilidade social na administração pública através das páginas web: um estudo aplicado aos governos provinciais de Angola(2020) Morais, Daniela Solange Costa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Durante os últimos anos as entidades que compõem o setor público preocupam-se cada vez mais com o nível de divulgação de informação sobre questões relacionadas com a sua atuação social, ambiental, económica, ou seja, com a responsabilidade social corporativa (RSC).Esta investigação tem um carácter exploratório pela sua aplicação às economias africanas, uma vez que não são comuns os estudos publicados sobre este assunto, em especial no caso de Angola. O objetivo deste estudo é averiguar os níveis de divulgação de informações referentes a responsabilidade social, no que tange ás 18 províncias de Angola, através das suas páginas web. Para esse fim, no decorrer do mês de Maio de 2020, efetuou-se uma análise de conteúdo de todas as páginas web da amostra, investigando quantos dos noventa e seis indicadores por eixo de análise são divulgados. Por meio da técnica da análise para atingir este objetivo, usou-se a metodologia já existente numa investigação desenvolvida por um conjunto de investigadores aplicada em Portugal e em Espanha por Nevado-Gil e Gallardo-Vásquez (2016). Utilizando um sistema de pontuação dicotómico, sendo classificado o valor de zero (0) se a informação não constasse da página web e de um (1) se a informação existisse, através de um exame exaustivo para cada um dos sites foram examinados e foram calculados os índices de divulgação de informação para cada uma das províncias. Deste modo destaca-se que o índice de divulgação global (IDG) da amostra é de 4,19%, exibindo que as 18 províncias de Angola analisadas divulgam um conhecimento mínimo revelando uma baixa informação em relação à responsabilidade social através das suas páginas web. De acordo, com o paradigma de informação divulgada, a dimensão da corporação provincial e a dimensão social são as mais divulgadas, sendo a dimensão económica a menos divulgada, apresenta valores inferiores quando comparados com as restantes. Em conformidade com estes resultados, os níveis de divulgação são muito reduzidos, ao se verificar estes dados praticamente inexistentes, de modo a obter melhores resultados é imprescindível a realização de boas práticas que valorizem a responsabilidade social e a divulgação de informação de modo a aperfeiçoar os seus níveis de divulgação.