Percorrer por autor "Moura, Hayla Francisca Ferreira Viana"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Metodologia webquest : uma estratégia para a aprendizagem da disciplina de filosofia no 9.º ano de escolaridade(2022) Moura, Hayla Francisca Ferreira Viana; Franco, Dulce Maria, orient.A WebQuest é uma estratégia docente que consiste em um conjunto de orientações para a pesquisa de modo que os alunos obtenham um percentual de informações ou todas as informações de necessitam a partir dos recursos da Word Wide Web. A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a estratégia metodológica WebQuest possibilita um melhor resultado de aprendizagem face ao ensino tradicional. Nesse contexto, fez-se uma investigação para avaliar o impacto dessa metodologia na aprendizagem, construindo-se e validando-se uma WebQuest sobre o tema “As Classes Sociais: origem e desenvolvimento” que foi trabalhado na disciplina de Filosofia com os alunos do 9.º ano de uma escola pública federal, na cidade de São Luís-MA (Brasil). A pesquisa experimental ocorreu em duas turmas do ensino fundamental (turma controle e experimental). Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários, sendo o primeiro referente à caracterização do grupo alvo da pesquisa e o segundo sobre a experiência com a metodologia WebQuest e sobre os conhecimentos adquiridos. Foi realizada uma entrevista à professora titular da disciplina de Filosofia das turmas A (uso da WebQuest) e B (ensino tradicional). Os resultados permitiram verificar que a metodologia WebQuest é um recurso metodológico importante no processo do ensino aprendizagem pois, possibilita ao aluno utilizar recursos tecnológicos para aprender e pesquisar sobre Filosofia de forma mais dinâmica, significativa e ao seu ritmo de aprendizagem