Percorrer por autor "Neves, Rui"
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Item Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Neves, Rui; Machado, Jane; Rangel, MaryEste artigo configura-se como recorte de uma pesquisa mais alargada vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil, e à Universidade de Aveiro, Portugal, tendo como objetivo identificar as contribuições da universidade nos ateliês de formação continuada e em serviço de professores a partir dos sentidos atribuídos pelos orientadores pedagógicos a essas contribuições. Adotou-se uma investigação qualitativa, apoiada na análise de conteúdo a partir das alocuções dos orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobre o tema. Os dados apresentados confirmam o potencial da inserção da universidade nos ateliês de formação segundo uma perspectiva de troca de conhecimentos, saberes e experiências entre a universidade e a escola em que ambas as instituições se fortalecem.Item Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Neves, RuiUm aspecto fundamental dos actuais processos de modelação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é a crescente importância de conhecimento avançado sobre modelos físico-matemáticos e métodos e tecnologias de computação científica. A aprendizagem significativa deste conhecimento avançado é um difícil processo cognitivo que envolve a construção progressiva de uma forte base de conhecimentos em física, matemática e computação científica, devidamente ajustada às diferentes áreas da CTEM. Os ambientes de aprendizagem da CTEM devem por isso ser baseados em currículos e metodologias pedagógicas que equilibrem a integração de sequências de actividades de modelação computacional interactivas, criadas com sistemas de modelação computacional capazes de oferecer aos alunos oportunidades para desenvolver os conhecimentos de física, matemática e computação científica, e a aprendizagem dos conceitos e processos específicos de cada área. Neste artigo discutimos a aplicação neste contexto de actividades de modelação computacional exploratórias e expressivas criadas no ambiente Modellus. Descrevemos uma sequência de actividades sobre electromagnetismo implementada com alunos do primeiro ano de cursos universitários de Engenharia, apenas com conhecimento elementar da física e matemática do Ensino Secundário e sem conhecimento prévio de computação científica. Analisamos o grau de receptividade dos alunos e os efeitos gerados no processo de aprendizagem.