Percorrer por autor "Nunes, Nuno Manuel Aires"
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Item Reconhecimento de padrões estruturais, construtivos e materiais nas Pontes da Casa Eiffel em Portugal(2018) Nunes, Nuno Manuel Aires; Figueiredo, Eloi João Faria, orient.Desde o tempo dos romanos que as pontes são desafios da Engenharia Civil para ultrapassar obstáculos na ligação entre dois locais, nomeadamente rios e vales acentuados. Na história, as pontes metálicas surgiram em massa com o advento das linhas ferroviárias no século XIX, onde Gustave Eiffel foi um dos grandes pioneiros na arte de construir pontes em ferro, pelo que o seu legado deve ser esclarecido para as gerações atuais e eternizado para as futuras. Assim, esta dissertação pretende contribuir para um melhor conhecimento das pontes de ferro da Casa Eiffel. Para isso, este trabalho começa por retratar a evolução histórica das pontes metálicas e depois efetua um reconhecimento de padrões nas pontes metálicas da Casa Eiffel em Portugal, no que respeita à configuração estrutural, aos processos construtivos, aos materiais estruturais utilizados e, de forma sumária, aos métodos de cálculo e de dimensionamento. Com base nos documentos da época, tanto nos próprios projetos das pontes como nos testemunhos refletidos na imprensa, foi possível compilar informação detalhada de cada uma das pontes metálicas realizadas em Portugal. Uma análise conjunta da informação permitiu identificar os principais materiais utilizados na superestrutura, o ferro pudelado e ferro fundido, e as suas características à época. A análise dos projetos originais permitiu constatar que a opção por um determinado tipo de elemento estrutural estava diretamente ligada ao nível de solicitação, como a utilização de treliça de rótula dupla, em tramos com solicitações mais elevadas, e de treliça em Cruz de Santo André, para os restantes casos. Desta análise foi ainda identificado um padrão na proporção entre os tramos das pontes metálicas, sendo o seu dimensionamento otimizado de modo a uniformizar os momentos máximos negativos. Foi também possível constatar o rigor no dimensionamento e na escolha dos materiais estruturais, bem como a evolução e a implementação pela Casa Eiffel de métodos construtivos inovadores, como os aplicados para a construção de fundações através de caixões de ar comprimido, a ancoragem dos pilares metálicos às suas bases e a utilização de treliças nas vigas principais. Considera-se que o presente trabalho pode contribuir para um melhor conhecimento sobre a construção de pontes metálicas em Portugal e para uma melhor compreensão das obras existentes, com vista à sua futura conservação e reabilitação. Além disso, o mesmo pretende promover a consciência social, nacional e internacional, para a importância da conservação e da reabilitação do património histórico deixado pela Casa Eiffel.