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Percorrer por autor "OLIVEIRA, JORGE ALEXANDRE GASPAR"

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    Avaliação de um programa de estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em pessoas com perturbação do desenvolvimento intelectual
    (2024) Oliveira, Maria Margarida Santana de; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; OLIVEIRA, JORGE ALEXANDRE GASPAR
    O presente estudo integrado no Mestrado de Neuropsicologia Aplicada da Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa, tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de estimulação cognitiva com recurso à Realidade Virtual (RV) a pessoas com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) ou deficiência intelectual, ao estimular as áreas cognitivas de atenção, funções executivas e memória de trabalho, através da plataforma Systemic Lisbon Battery (SLB), visando promover uma melhor qualidade de vida e maior independência na realização das Atividades de vida diária (AVD’s). A amostra foi recolhida na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Ajuda, em regime de centro de dia, tendo sido avaliada através de um protocolo de avaliação antes e após oito sessões do programa de estimulação cognitiva, constituídos pelos seguintes testes neuropsicológicos: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR), Sub-teste Labirintos da WISC-III, Figura Complexa de Rey (Figura B) e Teste de Cancelamento de Albert. A amostra foi constituída por oito participantes com PDI, deficiência intelectual e Trissomia 21, com idades compreendidas entre os 20 e 47 anos e grau de severidade moderada. A amostra foi dividida em grupo experimental e grupo de controlo. O grupo experimental foi submetido ao programa de estimulação cognitiva, com recurso à plataforma SLB, tendo a tarefa de organizar um frigorífico virtual. O grupo de controlo apenas beneficiou dos serviços já fornecidos pela APPACDM. No fim da oitava sessão, o grupo experimental foi submetido a uma tarefa de organização de um frigorífico num cenário real com os mesmos alimentos, categorias e disposição do frigorífico, com intuito de avaliar se houve uma transferência da aprendizagem. Os resultados da amostra basearam-se numa análise descritiva dos valores obtidos nas avaliações neuropsicológicas no pré e pós-teste e posteriormente, numa análise estatística de inferências. Os resultados sugerem que não houve diferenças significativas nos dois grupos, entre os dois momentos de avaliação, apontando para a necessidade de metodologias mais robustas. Contudo, a estimulação cognitiva com recurso a RV possui potencial como uma nova abordagem terapêutica.
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    Desenvolvimento de tarefa funcional em realidade virtual para as funções executivas : estudo piloto da viabilidade da aplicação em uma população adulta
    (2024) Miranda, Thiago Mota; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; OLIVEIRA, JORGE ALEXANDRE GASPAR
    Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma tarefa funcional baseada em realidade virtual, especificamente o módulo do Piano, para a avaliação das funções executivas (FEs) em uma população adulta. A tarefa foi concebida para simular atividades cotidianas de maneira controlada e envolvente, proporcionando uma avaliação mais precisa e ecologicamente válida das FEs. O estudo piloto indicou que a tarefa do Piano é viável e eficaz, mostrando correlações significativas com testes neuropsicológicos tradicionais, como o MoCA e o FAB. Além disso, a baixa incidência de sintomas de Cyber Sickness entre os participantes reforça a viabilidade do uso da realidade virtual em contextos clínicos. Conclui-se que a tarefa do Piano, integrada na SLB, é uma ferramenta promissora para a avaliação das FEs, com potencial para futuras aplicações clínicas.
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    Os efeitos colaterais e/ou adversos dos inibidores de serotonina em terapêutica com crianças com Perturbação do Espectro de Autismo : uma revisão sistemática
    (2024) Bastos, Miguel Ângelo Mendonça; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; OLIVEIRA, JORGE ALEXANDRE GASPAR
    A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação que afeta o neurodesenvolvimento, sendo os sintomas visíveis a partir dos 2 anos de idade, afetando cerca de 1% da população infantil. Variados meios terapêuticos têm sido enaltecidos, sendo um destes o tratamento com recurso a antidepressivos, os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), os quais atuam em determinados sintomas da PEA. Todavia, efeitos colaterais e/ou adversos podem interferir com esta terapêutica. A presente revisão sistemática com base na metodologia do PRISMA, têm como principal objetivo analisar os possíveis efeitos colaterais e/ou adversos, avaliando assim a eficácia e segurança deste tratamento. A seleção dos artigos, teve em consideração os critérios de inclusão e exclusão com base no grau de concordância inter-juízes (k= .62, p< .001), perfazendo um total de 9 artigos incluídos e analisados à posteriori. Os resultados mostraram melhorias significativas nos sintomas da PEA (e.g., comportamentos repetitivos e nervosismo) com recurso à fluoxetina e ao escitalopram, apesar dos efeitos colaterais e/ou adversos explanados, ao contrário da fluvoxamina, sertralina e citalopram, que não contribuíram para melhorias da sintomatologia e com efeitos colaterais e/ou adversos. Conclui-se assim, que a fluoxetina e o escitalopram poderão ser considerados no tratamento de sintomas da PEA apesar dos efeitos colaterais e/ou adversos. Contudo, generalizações não poderão ser realizadas dadas as limitações do estudo e estudos futuros deverão focar-se na elaboração de mais estudos randomizados controlados com os ISRS num espaço temporal alargado, de forma a melhor analisar os riscos que estes comportam para o tratamento. Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo; PEA; Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina; ISRS; Tratamento; Criança
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    Navegação espacial com recurso à imagética num espaço virtual com EEG
    (2024) Pedrosa, Ricardo Jorge Venâncio; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; OLIVEIRA, JORGE ALEXANDRE GASPAR
    A imagética refere-se à capacidade mental de criar, manipular e experimentar imagens mentais. Essas imagens podem ser visuais, auditivas, táteis, gustativas ou olfativas, e são formadas na mente do indivíduo sem a presença de estímulos sensoriais externos correspondentes. Esta capacidade consiste na recuperação de informação armazenada na memória e reutilizá-la através dos processos cognitivos. Estudos anteriores, mostram não só a importância do recurso à imagética no processo da navegação espacial, mas também a utilização de pistas auditivas como facilitadoras do desempenho de navegação espacial. Com este propósito, foi desenhada uma tarefa apoiada em realidade virtual e eletroencefalografia, que visa estudar a navegação espacial sem recurso à visão e utilizando a imagética como facilitadora da navegação, assim como o ritmo das ondas cerebrais associados à imagética durante a navegação espacial em 20 sujeitos. Foram recolhidas métricas relacionadas com tempos, distâncias, toques e dados de um questionário de imagética e testes neuropsicológicos. Os resultados não demonstraram que a ausência de referências sensoriais (visuais, auditivas, tácteis ou olfativas) durante a navegação, dificulta o processo de criação e recuperação das memórias, mas levantou novas questões sobre a relação entre a imagética e a navegação espacial. Estes dados permitirão a outros estudos explorarem a utilização da imagética em sujeitos visuais e não visuais e como as referências sensoriais são mais eficientes no processo de navegação espacial. Palavras-Chave: Navegação Espacial, Soundspace, Imagética, Realidade Virtual, EEG
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    Realidade virtual e demência : impacto dos serious games na cognição e qualidade de vida
    (2024) Lopes, Joana Peixoto; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; OLIVEIRA, JORGE ALEXANDRE GASPAR
    Recorrendo à Systemic Lisbon Battery (SLB), o presente estudo, inserido no âmbito do Mestrado em Neuropsicologia Aplicada da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, tem como principal objetivo analisar o impacto nas dimensões cognitiva e na qualidade de vida decorrente de um conjunto de sessões de estimulação cognitiva aplicadas a indivíduos diagnosticados com demência. A amostra para este estudo foi recrutada na Unidade de Neuroestimulação na Demência da Casa de Saúde da Idanha, exclusivamente a partir de utentes internados. A avaliação dos participantes consistiu na aplicação de um protocolo pré-definido, tanto antes como após a intervenção/sessões de estimulação cognitiva. Este protocolo incluiu os seguintes instrumentos neuropsicológicos validados: Addenbrooke´s Cognitive Examination – ACE-III Versão experimental portuguesa, Escala de Cornell de Depressão em Demência – ECDD, Escala de Depressão Geriátrica – GDS-30, Escala de Barthel e World Health Organization Quality of Life – BREF - WHOQOL BREF. A amostra foi constituída por dois participantes com demência de Alzheimer e um participante com quadro clínico compatível com demência não caracterizada (tendo sido internado para estudo de diagnóstico), com idades compreendidas entre os 66 e os 84 anos. Tendo em conta a dimensão da amostra, os resultados basearam-se numa análise inferencial dos valores obtidos nas avaliações neuropsicológicas pré e pós intervenção com recurso à plataforma SLB. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria substancial na saúde e na qualidade de vida dos participantes, conforme demonstrado pelos testes pós-intervenção que avaliaram o funcionamento cognitivo geral e a qualidade de vida. Embora haja variações individuais, globalmente, todos os participantes beneficiaram com a intervenção, sugerindo a eficácia deste programa de intervenção cognitiva.
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