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Percorrer por autor "Ornelas, Filipe Branco"

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    Do conceito ao objeto : complementaridade de processos analógicos e digitais nas aulas de Educação Visual
    (2024) Ornelas, Filipe Branco; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Neves, José Carlos
    Nos tempos que decorrem as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nos modos de se viver. A sociedade e os mercados de trabalho estão em constante mutação e evolução, cada vez mais digitalizados e mecanizados, e o uso de dipositivos tecnológicos é uma prática inerente. Deste modo, o ser humano precisa de estar preparado para se adaptar a esta realidade. O ensino, por sua vez, deve acompanhar estes processos e preparar jovens aptos a desenvolver competências que são consideradas chave para o seu desenvolvimento e inserção na sociedade. As aulas de Educação Visual por norma prendem-se com a utilização de materiais analógicos para a prática do desenho. Deste modo concebeu-se uma unidade didática onde é utlizado o computador como ferramenta de criação, com o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), introduzindo assim também a prática do desenho digital de forma conjunta com o desenho analógico para o desenvolvimento de um projeto num ambiente de aprendizagem híbrida. A problemática deste estudo relaciona-se com as vantagens e desvantagens entre a complementaridade dos processos analógicos e digitais do desenho nas aulas de Educação Visual do 3.º ciclo do ensino básico, em particular se a utilização de um processo híbrido pode beneficiar o desenvolvimento de um projeto teórico-prático assente no desenvolvimento de um objeto de Design de Comunicação. Este Relatório da Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica, utilizando como metodologia o processo de investigação-ação no estágio realizado na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, na disciplina de Educação Visual (EV) com duas turmas do 8.º ano. Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais, Desenho Analógico, Desenho Digital, Objetos 3D, Metodologias do Design, Tecnologias
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